Aprimore a gestão financeira de sua empresa

Para que você aprimore a gestão financeira de sua empresa, você deve fazer o planejamento financeiro com base em custos de produção, despesas com matéria-prima, reformas...

Uma boa gestão financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento, pois proporciona estabilidade e equilíbrio às finanças

Para que você aprimore a gestão financeira de sua empresa, você deve fazer o planejamento financeiro com base em custos de produção, despesas com matéria-prima, reformas e funcionários, investimentos, fluxo de caixa, estoque, entre outros fatores de igual importância. Dessa forma, haverá estabilidade e equilíbrio em suas finanças. Como resultado, sua empresa se posicionará muito bem no mercado.

Segundo o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, uma boa gestão financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento. Entretanto, o gestor deve analisar o mercado com frequência, para criar estratégias que gerem lucros ao negócio.

Siga as dicas abaixo e faça uma gestão financeira eficiente!

Separe as finanças da família das finanças da empresa

Um dos erros mais comuns de muitos empresários é não separar as finanças empresariais das finanças familiares. Atitudes assim levam muitas empresas a decretarem falência, pois se torna muito difícil fazer o controle do caixa. Para evitar isso, estipule um valor fixo mensal para seus gastos pessoais.

Faça o controle minucioso das entradas e saídas do caixa

Nada pode escapar do controle do caixa. Para isso, anote minuciosamente todas as entradas e saídas (incluindo duplicatas e cartões). Dessa forma, você ampliará a sua visão sobre os reais gastos da empresa.

Avalie o desempenho financeiro de sua empresa

Todos os meses, avalie o desempenho financeiro de sua empresa, para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Fique atento ao mercado e às mudanças que nele ocorrem. Lembre-se de que a economia do país está passando por uma crise. Tal procedimento o ajudará a controlar melhor os gastos, além de auxiliá-lo no planejamento de novas estratégias para gerar lucros.

Diminua a inadimplência

Atualmente, é inevitável fugir dos maus pagadores. Se você não consegue eliminar de vez a inadimplência, tente, pelo menos, diminuí-la. Um excelente meio de se livrar dos inadimplentes é avaliar a carta de clientes. Verifique quais pagam em dia e quais não cumprem com suas responsabilidades financeiras perante a empresa. Por fim, veja se é viável continuar relações comerciais com os maus pagadores.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: PEGN.


 

Andréa Oliveira 14-07-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.