Como cobrar os clientes e, apesar disto, torná-los fiéis à empresa?

Como sobreviver e ainda crescer no mercado se a empresa tem muitos clientes inadimplentes? Como todos sabemos, quem não recebe não tem fluxo de caixa e contamina todos os...

 Como sobreviver e crescer no mercado com a inadimplência? A resposta está na capacidade de cobrar adequadamente, evitando que os clientes se sintam constrangidos ou ameaçados

 

Como sobreviver e ainda crescer no mercado se a empresa tem muitos clientes inadimplentes? Como todos sabemos, quem não recebe não tem fluxo de caixa e contamina todos os outros setores da empresa, o que torna este, um dos maiores problemas dos empresários. Diante disto, o que fará a diferença entre crescer e fechar as portas é a capacidade de cobrar adequadamente, evitando que os clientes se sintam constrangidos ou ameaçados. Fica, então, a pergunta: Como cobrar os clientes e, ainda, torná-los fiéis à empresa?

 

Por mais que pareça simples, cobrar clientes não é tarefa fácil. Portanto, é preciso que o responsável tenha técnicas eficazes de cobrança, utilizando-se de práticas avançadas de como abordar os clientes de forma correta e persuasiva.

 

Mas como as empresas devem fazer para cobrar estas dívidas? É preciso que ela treine o profissional responsável pela cobrança; identifique soluções negociais e jurídicas para o problema dos atrasos de pagamentos; desenvolva parâmetros e estratégias destinadas ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial e, ainda, aprenda as características operacionais e legais dos cheques e títulos de créditos. Em seguida, a empresa deverá se munir de estratégias que permitam a quitação de dívidas, que causem o mínimo de constrangimento possível aos clientes. Entre essas estratégias, citam-se os acordos e renegociações pessoais e de dívidas pela internet, os Feirões Limpa Nome (negociação massificada com o objetivo de conceder descontos aos devedores e reinseri-los novamente no grupo de potenciais tomadores de crédito) e outros tipos de campanhas.

 

Não utilizar destes artifícios faz com que os índices de inadimplência continuem crescendo. Portanto, cada vez mais são necessárias as inclusões de técnicas para cobrar, mas o importante é sempre conquistar, encantar, seduzir e criar comprometimento do devedor de hoje, que pode voltar a ser amanhã um consumidor consciente.

 

Fonte: Diogenes Barbosa, instrutor e analista de crédito e cobrança da Innovia Training & Consulting

 

Silvania Teixeira 16-07-2014 Artigos

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