Como gerir e reter novos talentos na empresa

É de fundamental importância encontrar boas estratégias para gestão e retenção de talentos da empresa

É de fundamental importância encontrar boas estratégias para gestão e retenção de talentos da empresa


Funcionários talentosos e eficientes são o sucesso de qualquer empreendimento – independentemente de seu porte. Entretanto, muitos não estão preparados para gerir e reter novos talentos – isso desmotiva e inibe o sucesso profissional das pessoas, além de impedir que elas proporcionem crescimento e destaque da empresa no mercado.  Por isso, é de fundamental importância encontrar estratégias para gestão e retenção de talentos – o que reforça as ações dos bons funcionários em uma corporação.

Estudos recentes afirmam que os fatores indispensáveis para a captação de novos talentos têm seu alicerce em:

->74% - Proposta de valor atrativa;
->61% - Pacote de salários competitivo;
->30% - Oportunidades de carreira internacional;
->28% - Segurança no posto de trabalho e marca empregadora forte.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1, disponível , tanto a satisfação quanto a motivação das pessoas vão muito além dos limites da remuneração. O líder deve entender claramente que - a partir de colaboradores motivados, qualificados e criativos, podem ser traçados novos rumos e atingidas as metas pretendidas.

Nos dias de hoje, tanto o salário como uma política que equilibra trabalho com vida pessoal são essenciais para captar talentos em uma empresa. Além disso, é muito importante estabelecer competências para cada cargo. Isso facilita na identificação, na promoção, na captação e na retenção de novos talentos. Portanto, o setor de RH e gestão de talentos deve estar atento a esses artifícios.

A maioria das empresas ainda não sabem lidar com os colaboradores. Para elas, o aumento salarial é a principal tática para manter bons funcionários na corporação e evitar a rotatividade no quadro de colaboradores. É claro que a boa remuneração satisfaz o funcionário, mas isso não é tudo – também é preciso adotar estratégias não monetárias, como dias livres, clima de trabalho favorável e outros benefícios que valorizem o profissional.

Atualmente, o padrão de liderança que melhor se enquadra nesse contexto é o líder-coach – líder facilitador. Além de descobrir talentos, o gestor com esse perfil sabe como gerir e reter funcionários, assim como garantir que toda a equipe se sinta parte integrante e indispensável dentro da corporação. Dessa forma, a companhia potencializa seu “employer branding” - conjunto de técnicas que reforçam a imagem da empresa como boa empregadora.

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Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 18-07-2016 Artigos

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