Lei prevê responsabilidade técnica dos pet shops

Desde janeiro de 2016, vigora a Resolução CFMV n° 1.069/14, que dispõe sobre as diretrizes gerais de responsabilidade técnica dos pet shops.

Desde janeiro de 2016, vigora a Resolução CFMV n° 1.069/14, que dispõe sobre as diretrizes gerais de responsabilidade técnica dos pet shops

Segundo o professor José Antônio Viana, do Curso a Distância CPT Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento, disponível , a companhia dos pets garante o bem-estar e melhora a qualidade de vida das pessoas, pois criar um animal de estimação é algo extremamente prazeroso e relaxante. Em reconhecimento, seus donos procuram serviços e produtos especiais para seus bichinhos, recorrendo sempre aos melhores pet shops.

De fato, a responsabilidade dos donos de pet shop é enorme – afinal, a preservação da saúde e da vida do pet depende totalmente deles. Por tais motivos, a capacitação profissional é vital! Com treinamento apropriado e de qualidade, a equipe de funcionários do pet shop irá garantir aos clientes o mais alto padrão no atendimento e a segurança dos animais.

Na rotina desse tipo de negócio, todos devem ficam atentos continuamente. Isso porque os animais de estimação – independentemente de serem cães ou gatos, podem agir de forma impulsiva, imediata e inesperada, pois são seres inocentes. Daí a importância dos cuidados extras para que a integridade dos animais seja mantida.

É importante ressaltar que, durante o período em que os bichinhos de estimação estiverem sob responsabilidade do pet shop, tudo o que ocorrer será encargo da empresa. Seja a ministração de um produto inadequado, sejam feridas causadas por tosas malfeitas, o empreendedor do pet shop deverá arcar com as devidas obrigações.

Inclusive, em 15 de janeiro de 2016, entrou em vigor a Resolução CFMV n° 1.069/14. Esta dispõe sobre as diretrizes gerais de responsabilidade técnica em estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene estética e venda ou doação de animais. Portanto, caso você seja proprietário de um pet shop - ou tenha um estabelecimento com tais características, esteja atento, pois os pets são protegidos por lei.

Em suma, no texto da lei, não apenas a saúde dos animais tratados em pet shops deve ser garantida, como também o que se refere a banho/tosa e a própria venda e amostragem dos bichos de estimação. É bom lembrar que a resolução não proíbe a venda de animais nos pet shops, mas sim, disciplina a exposição dos pets para evitar o contato destes com o público. Dessa forma, a saúde e o bem-estar dos animais são preservados.

Fontes: Blog Bergvet e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 14-09-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.