Como dar e receber feedback de forma positiva

O feedback nos ajuda a crescer juntos, a aprimorar nossas competências, a realizar conquistas e a buscar o crescimento pessoal em prol do coletivo

O feedback nos ajuda a crescer juntos, a aprimorar nossas competências, a realizar conquistas e a buscar o crescimento pessoal em prol do coletivo

Como dar e receber feedback de forma positiva
O feedback é uma prática essencial para que sejam avaliados nossa postura e nossos atos tanto no campo pessoal como no profissional. Sem ele, não temos como rever nossas falhas nem como melhorar nossas qualidades. Portanto, ele é uma ferramenta de extrema importância principalmente para as empresas. Entretanto, lidar com pessoas é tarefa complexa quando se trata de críticas e sugestões. Nem todos as aceitam de forma positiva e construtiva.

O fato é que o feedback nos ajuda a crescer juntos, a aprimorar nossas competências, a realizar conquistas e a buscar o crescimento pessoal em prol do coletivo. Mas isso deve ser feito não somente em relação a funcionários, os líderes também devem receber feedbacks de sua equipe, de seus superiores e de seus próprios colegas de cargo. Infelizmente, não é o que acontece no ambiente corporativo.

Muitos empresários acreditam ser o feedback unilateral, mas esse é um erro imaturo. Na verdade, essa ferramenta deve ser praticada bilateralmente. Só assim poderá surtir bons efeitos, como o crescimento da empresa e o bom andamento dos processos corporativos. Mas todos devem estar preparados para dar e receber feedbacks. Afinal, este é um instrumento indispensável a todo gestor ou funcionário que busca o melhor para a empresa.

Outro aspecto de suma importância é a frequência com que ocorrem os feedbacks. Atualmente, ele é realizado, no máximo, duas vezes por ano. Entretanto, para obter resultados surpreendentes, ele deve ser feito a todo momento, sempre que ocorrem mudanças, sempre que algo não está funcionando da maneira esperada, sempre que uma ação pede retorno imediato. Portanto, ele deve ser praticado continuamente e envolver todos da empresa.

Como receber feedback de forma positiva

->Pense previamente em suas atitudes;
->Mostre que quer melhorar;
->Preste atenção às recomendações;
->Não fique na defensiva;
->Não fique com dúvidas;
->Não veja o feedback como ameaça;
->Aceite as críticas de forma positiva;
->Entenda as expectativas do emissor do feedback;
->Tenha confiança no emissor do feedback;
->Peça sugestões e conselhos.

Como dar feedback de forma positiva

->Concentre-se apenas no comportamento do funcionário;
->Não leve a atitude do colaborador para o lado pessoal;
->Reserve um momento específico para o feedback;
->Mostre os pontos positivos do funcionário;
->Fale sobre os pontos negativos e como corrigi-los;
->Seja claro, descritivo e objetivo;
->Tire as dúvidas do colaborador;
->Avalie como o funcionário reage a cada assertiva;
->Construa, em conjunto, uma solução para o problema;
->Mostre as vantagens das sugestões;
->Esteja à disposição para retomar o assunto.

Então, gostou das dicas. Viu como é possível se colocar, de forma positiva, diante do feedback? Agora é só praticar!

Fontes: Exame e Software Avaliação Blog.

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Andréa Oliveira 08-02-2017 Artigos

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