Como abrir um negócio e continuar no emprego

Ao escolher a jornada dupla, o empreendedor-empregado deve ter jogo de cintura para não prejudicar uma ou outra atividade

Ao escolher a jornada dupla, o empreendedor-empregado deve ter jogo de cintura para não prejudicar uma ou outra atividade

Como abrir um negócio e continuar no emprego A maioria das pessoas sonham em empreender, mas sentem-se inseguras para deixar o emprego. Mas muitos não sabem que é possível abrir um negócio e continuar no emprego. Basta conciliar ambas as atividades e ter disposição de sobra para o trabalho. Por outro lado, ao escolher a jornada dupla, o empreendedor deve ter jogo de cintura para não prejudicar uma ou outra atividade. A escolha deve ser bem analisada para que as chances de sucesso sejam potencializadas.

Ao optar pelas duas empreitadas, o empreendedor-empregado garante sua renda mensal, ao mesmo tempo que caminha em busca de um negócio próprio. Se algo acontecer e o negócio não prosperar, a pessoa terá a segurança do emprego e o salário para cumprir com suas obrigações e suprir suas necessidades.

Entretanto, nem todo negócio pode ser gerenciado em período não integral. Muitos empreendimentos exigem dedicação exclusiva para que sejam bem-sucedidos. Portanto, é preciso que o empreendedor-empregado escolha muito bem a modalidade de negócio que permita uma gestão mais flexível e em tempo parcial.

Priorize ambas as atividades

O empreendedor-empregado deve priorizar tanto o emprego como o próprio negócio. Caso contrário, ambos podem ser prejudicados e os efeitos poderão ser devastadores. Portanto, é necessário comprometimento, dedicação e resiliência para enfrentar o duplo desafio de forma inteligente e centrada. Uma boa dica é listar todas as atividades e obrigações da semana. Ao fazer isso, será mais fácil organizar sua rotina como empregado e como empresário sem colocar um ou outro em risco.

Ofereça um bom diferencial

Outro fator de extrema importância é o tipo de negócio idealizado. Ele deve ser inovador e apresentar um bom diferencial para ganhar da concorrência. Com algo criativo e de valor para os consumidores, certamente o novo negócio terá maior probabilidade de conquistar e fidelizar os clientes, além de ganhar maior competitividade no mercado. Em contrapartida, se o modelo de negócio não oferecer bom preço nem inovação, os consumidores não serão envolvidos pela marca da empresa.

Esteja preparado para os negócios

Estar preparado para o novo negócio é outro passo imprescindível para obter êxito. Sendo assim, antes de abrir a empresa, é de fundamental importância reunir os mais diversos conhecimentos em administração de pequena empresa, administração de pessoas, administração financeira, administração dos processos da empresa. É claro que os conhecimentos não precisam ser criteriosamente aprofundados. Basta saber como funciona o universo do gerenciamento de negócios. O que envolver maiores conhecimentos poderá ser feito por profissionais especializados – estes poderão ser terceirizados. Lembre-se de que não haverá tempo integral para resolver tudo, afinal, você também terá de se dedicar ao emprego.

Escolha o momento certo de deixar o emprego

Assim que seu empreendimento deslanchar, esteja pronto para deixar o emprego. Entretanto, a decisão deve ser bem planejada para que o processo de transição seja tranquilo. Na verdade, é recomendado que o empreendedor-empregado abandone o emprego quando os negócios já passaram a alcançar um bom faturamento mensal, que consigam manter a empresa funcionando a pleno vapor e que sejam única fonte de renda para o empresário. Com dedicação exclusiva aos negócios, a tendência será crescer e se fortalecer ainda mais no mercado.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 27-02-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.