Centro de Produções Técnicas
Voltar

Descubra como empreender com sabedoria

Para empreender com sabedoria e vencer no mercado, é preciso acreditar na ideia de negócio e pensar como dono

Descubra como empreender com sabedoria


Os brasileiros encontraram um meio de lidar com a crise econômica e o desemprego: o empreendedorismo. Embora seja uma escolha que requer habilidades para encarar desafios e enfrentar os obstáculos mais difíceis, está em nosso sangue empreender. Afinal somos capazes de desenvolver ideias as mais transformadoras e arrojadas. Entretanto, é preciso saber como empreender com sabedoria para vencer em um mercado tão competitivo.

Acreditar na ideia de negócio

Para empreender com sabedoria, é preciso acreditar na ideia de negócio para colocá-la em prática e obter bons resultados. Mas é preciso estar preparado para enfrentar desafios e tomar decisões com maior assertividade. Para isso, é preciso que o empreendedor busque capacitação e reciclagem de conhecimentos continuamente. Com preparo, dedicação e estudo, o empresário terá mais segurança para dar mais um passo adiante.

Pensar como dono

Quando você assume um negócio, é imprescindível pensar como dono da empresa. Geralmente, o novo empreendedor sente sérias dificuldades de agir assim, pois foi empregado por um longo período. Portanto, é vital tomar uma nova postura e não agir como funcionário. Afinal são outras as obrigações e responsabilidades a serem tomadas. Só assim, você conseguirá gerir os negócios com melhor desempenho.

Ser um bom líder

“Um líder não tem de ser necessariamente um gênio nato das relações humanas e tecnológicas. A liderança é, na verdade, uma habilidade que pode ser desenvolvida, por meio do aprimoramento das habilidades e competências do gestor, além da capacidade de lidar com a equipe de funcionários com empatia e engajamento”, afirmam Edson Moura da Silva e Márcia Aparecida Clarindo Oliveira, professores do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

Controlar as finanças

Com as contínuas mudanças do mercado consumidor, às vezes, a entrada de dinheiro nem sempre é a mesma em todos os períodos. Por esse motivo, é essencial controlar as finanças continuamente. Dessa forma, em momentos mais críticos do negócio, torna-se menos impactante o corte de gastos. Portanto, saiba sempre a quanto andam as despesas e as receitas de sua empresa.

Fidelizar os clientes

“A todo momento, os clientes criam expectativas sobre o que lhes é oferecido e o que recebem. Quando há uma equalização sobre o que desejam com o que recebem, eles ficam satisfeitos. Mas quando há uma superação das suas expectativas, eles ficam encantados, o que os faz criar fortes laços com a empresa, tornando -se clientes fiéis”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "Escolas brasileiras ensinam empreendedorismo" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Você vai gostar de ler:
Como usar a introversão a seu favor
Se o empreendedor for esperto e aprender os benefícios da introversão, pode ter grandes chances de obter êxito nos negócios Ao contrário do que muitos imaginam, empreendedores introvertidos alca...
Como abrir um negócio e continuar no emprego
Ao escolher a jornada dupla, o empreendedor-empregado deve ter jogo de cintura para não prejudicar uma ou outra atividade A maioria das pessoas sonham em empreender, mas sentem-se inseguras para de...
5 filmes recomendados para empreendedores
Muitos filmes novos e clássicos trazem uma carga de conhecimentos bastante relevante e plena de ensinamentos a todo bom empreendedor Alguns filmes mais contemporâneos, ou mesmo clássicos do cinema...

Deixe seu comentário