Você está atrás do primeiro emprego?

Confira os conselhos da gestora de Educação do CEBRAC, Suzana Lucas

Jovens que estão atrás de uma primeira oportunidade de emprego geralmente se sentem inseguros nessa busca. Mas essa insegurança pode ser vencida, segundo a gestora de Educação e Treinamento da rede CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos, Suzana Lucas. “Quanto mais preparado estiver, seja através de um curso profissionalizante, de um estágio ou mesmo de alguma experiência adquirida através de atividades voluntárias, mais chances de se sair bem uma pessoa terá.

Isso traz segurança porque o conhecimento necessário para enfrentar as exigências impostas pelo mercado de trabalho embasa o comportamento de quem é inexperiente”, diz a especialista.

Ela diz que o conhecimento é a principal ferramenta para se destacar no mercado de trabalho. “A busca por um curso profissionalizante na área de interesse, além de estágios e atividades voluntárias são iniciativas que ajudam o candidato a conquistar, além do conhecimento, expertise no relacionamento interpessoal e nas competências necessárias para a prática profissional”, completa.

No entanto, ao tentar uma vaga, é preciso também que o jovem verifique se tem realmente os requisitos solicitados pela empresa. “Muitos candidatos perdem tempo e dinheiro pleiteando vagas para as quais não possuem habilidade, por não preencherem os requisitos básicos da vaga”, alerta Suzana. Ela recomenda também que o candidato avalie se a empresa possui os valores e as características que ele mesmo busca. “Afinal, passamos boa parte do nosso tempo dentro da empresa. E gostar dela, acreditar nela, é fundamental para nossa saúde e felicidade”, lembra a gestora. 

Entre os erros mais comuns cometidos pelos jovens em início de carreira, Suzana aponta problemas de conduta, como os excessos na forma de se vestir, de falar e de agir. “Certas atitudes costumam comprometer a imagem e a credibilidade do novato, que acaba tendo dificuldades em se adaptar”, avisa. Agir com respeito, sem forçar qualquer situação, e observar mais que agir nos primeiros dias de trabalho são boas dicas para quem está começando num novo emprego.

Victor Monteiro 05-03-2013 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.