Brasil destaca-se com a maior taxa de empreendedorismo do mundo

Segundo dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o Brasil lidera na criação de negócios próprios, e destaca-se com a maior taxa de...

O Brasil lidera na criação de negócios próprios, com a maior taxa de empreendedorismo do mundo (34,5%)

Segundo dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o Brasil lidera na criação de negócios próprios, e destaca-se com a maior taxa de empreendedorismo do mundo, cerca de 34,5%, em 2014.

Muitos dos empreendedores brasileiros, entre 18 e 64 anos, montaram seu negócio há apenas quatro anos. Para eles, o maior estímulo foi a criação e a ampliação do Supersimples. Trata-se de um regime simplificado de cobrança de tributos para empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, ou seja, para micro e pequenas empresas.

O mais surpreendente é que de 100 brasileiros que montam o seu próprio negócio, 71 se deixam levar pela oportunidade de negócio e não pela necessidade. Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o empresário atual abre uma empresa porque vê uma oportunidade e investe naquela ideia.

Há dez anos, os brasileiros montavam negócios próprios motivados pela falta de emprego. Entretanto, isso não mais está ocorrendo. Mesmo com a crise econômica do país, as estimativas de criação de novos negócios são positivas, prevendo um aumento bem significativo para os próximos anos.

Este é o retrato que mostra que o brasileiro tem investido em força, coragem e resiliência para enfrentar a crise.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Exame.

Andréa Oliveira 10-06-2015 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.