Encadeamento produtivo torna pequena empresa mais competitiva

É imprescindível que os pequenos empresários se integrem às cadeias produtivas das grandes empresas, para se tornarem mais competitivos.

É imprescindível que os pequenos empresários se integrem às cadeias produtivas das grandes empresas, para se tornarem mais competitivos

Atualmente, as micro e pequenas empresas brasileiras englobam 27% do PIB – Produto Interno Bruto. Desse percentual, apenas 1% equivale às exportações. Para mudar esse quadro, é imprescindível que os pequenos empresários se integrem às cadeias produtivas das grandes empresas, para se tornarem mais competitivos.

Entretanto, é preciso que esses empresários explorem o mercado externo, mesmo que de forma indireta, em parceria com grandes empresários. É o que busca o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, que fomenta 116 projetos de encadeamento produtivo.

De acordo com o diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barreto Filho, temos um grande desafio na elaboração de um conjunto de microrreformas essenciais para o aumento da competitividade e da produtividade nas micro e pequenas empresas.

“Os serviços de engenharia merecem destaque, pois alcançam de 1,5 mil a 2 mil empresas”, completa o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex, David Barioni.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Exame.

 

Andréa Oliveira 16-06-2015 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.