Fluxo de Caixa

A Administração Financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, o administrador financeiro precisa, constantemente,

A Administração Financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, o administrador financeiro precisa, constantemente, analisar o mercado e criar estratégias para que suas vendas sejam suficientes para pagar seus custos e despesas, e obter lucros.

O curso Administração Financeira na Pequena Empresa, CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta, de forma prática e atrativa, as áreas do conhecimento que envolvem a administração financeira e contábil. Nele são abordados os seguintes tópicos: planejamento financeiro; controles financeiros; caixa; banco; fornecedores; compras; contas a pagar; contas a receber; custos e despesas; vendas; estoques; fluxo de caixa; capital de giro; contabilidade.

Nesta matéria, especificamente, apresentaremos um eficiente instrumento de gestão financeira, o Fluxo de Caixa.

 

 

 

 


Fluxo de Caixa

Ele consiste na projeção das entradas e saídas de recursos (dinheiro) num determinado período (dia, semana, mês, ano), visando conhecer a posição de caixa para o período projetado. Desta forma, a empresa pode decidir com antecedência sobre como captar os recursos que necessita para recompor o seu caixa.

Controles Internos

Controles internos são fundamentais para a implantação do Fluxo de Caixa. A sua elaboração está diretamente vinculada à qualidade e a quantidade dos controles internos existentes.

A inexistência de controle internos inviabiliza a implantação do Fluxo de Caixa. A má qualidade dos controles internos poderá, inclusive, gerar informações equivocadas, e em nada ajudará a empresa na gestão financeira, pois as informações não serão confiáveis.

O controle sobre operações exige o desenvolvimento de procedimentos administrativos que ofereçam informações suficientes, em todas as áreas de interesse, para a elaboração e monitoramento do fluxo de caixa.

O caminho que a informação percorre na empresa é outro aspecto importante para sucesso da implantação e utilização de um Fluxo de Caixa, ou seja, a presteza com que o fluxo documental supre de informações os controles internos.

Os sistemas informatizados de gestão financeira possibilitam agilidade no acesso às informações, pois integram todas as áreas da empresa e evitam que parte das informações fique dispersa ou sem lançamentos nos controles internos.

Quando as informações nas empresas não estão integradas, principalmente nas empresas de pequeno porte, é preciso ajuste no fluxo de informações estruturadas em documentos, evitando que erros de processamento comprometam a qualidade do Fluxo de Caixa.

Na próxima página, informações necessárias para elaborar o fluxo de caixa.

 

 

 


Informações necessárias para elaborar o fluxo de caixa 

Todos os departamentos da empresa devem
contribuir para a elaboração do fluxo de caixa.

1 - Informações relativas à entrada de numerário (dinheiro)

  • elaboração de uma previsão de vendas, com base em séries históricas, períodos de sazonalidade e picos de vendas, perspectivas conjunturas;
  • levantamento das duplicatas a receber (de vendas já realizadas);
  • resgates de aplicações financeiras; entre outros.

2 - Informações relativas à saída de numerário (dinheiro)

  • elaboração de uma previsão de compras, com base nas vendas previstas;
  • pagamento de fornecedores, referente às compras já realizadas;
  • pagamento de despesas operacionais (salários e encargos, comissões, impostos, energia, água, telefone e outros gastos) etc.

3 - Informações relativas às disponibilidades atuais

  • levantamento dos saldos das disponibilidades existentes em caixa e bancos, disponibilidades de resgate imediato.

4 - Informações relativas à aprovação do saldo final

Apuração do saldo final projetado, conforme o cálculo:

(+) Saldo Inicial = saldo existente (item 3) na data da preparação do fluxo de caixa
(+) Total das Entradas
(-) Total das Saídas
(=) Saldo final no período de apuração (dia, semana, quinzena, mês).

Todos os departamentos da empresa devem contribuir para a elaboração do fluxo de caixa, a partir das informações recebidas, de acordo com o cronograma anual ou mensal de ingressos e de desembolsos, remetidos ao setor financeiro - Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Professor dos cursos CPT na área de Gestão Empresarial.

 

 

 

Emprego e Renda 15-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.