Como fazer bolos decorados

Com sua popularização, o bolo, hoje, é visto de uma forma moderna nas festividades. Ele ganhou mais “responsabilidades” nos eventos, passando a ser

Com sua popularização, o bolo, hoje, é visto de uma forma moderna nas festividades. Ele ganhou mais “responsabilidades” nos eventos, passando a ser ícone das festas. Tudo isso se deu graças aos recursos de decoração que permitem “enfeitar” um bolo das mais variadas maneiras.

Pode-se fazer um bolo tradicional com uma decoração conservadora; ou pode-se fazer tudo de forma extravagante. Pode-se também criar decorações focadas em temas específicos, como: nascimento, batizado, casamento, bodas, aniversários e confraternizações em geral.

Todos os enfeites podem ser feitos com produtos comestíveis que existem no mercado exatamente para proporcionar aos decoradores possibilidades de explorar suas criatividades e fazer decorações cada vez mais interessantes.

Cabe ao decorador respeitar a vontade do cliente, procurando realizar o seu sonho. É importante que essa ideia seja respeitada, pois tudo que o cliente estará pedindo é, na verdade, um sonho que ele está confiando ao decorador para que este o torne possível de ser realizado.

E, para que isso possa ser feito, o decorador precisa conhecer os equipamentos e utensílios que poderão ser utilizados; conhecer os ingredientes e suas características e, principalmente, é preciso dominar as técnicas de modelagem.

Esses assuntos serão tratados, em detalhes, no curso Decoração de Bolos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, em parceria com a HOTEC - Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo. As informações obtidas nesse curso são de responsabilidade de Maurício Dell Áquila, Edna Araújo Travizim e Maria Cristina da Silva. Professores da HOTEC, formados em gastronomia e especialistas em Confeitaria Artística.


Produções básicas 

É importante saber a base prática para trabalhar com decoração de bolos, como, por exemplo: a preparação das massas básicas, trabalhos com utensílios específicos e a modelagem de peças de decoração. Em outras palavras, para que você seja um (a) decorador (a) de sucesso, você precisará saber como fazer: pão-de-ló básico; pão-de-ló de chocolate; massa de trufa; brigadeiro cremoso; brigadeiro branco; calda para umedecer o bolo; prensagem do bolo; massas para decoração de bolos; trabalhos com bicos; modelagem de flores com bicos etc.

A seguir, você verá como fazer de um bolo, um verdadeiro campo de futebol.

Aproveite a Copa do Mundo e aumente sua renda.

Aprenda, no Emprego e Renda, a montar um lindo bolo, enriquecendo uma comemoração e alegrando todas as idades.

 

 

 


Montagem do bolo

Para a cobertura, utilize merengue italiano.

Depois de recheado e prensado, cubra o bolo com merengue italiano, o qual precisa ser devidamente alisado com uma espátula. É necessário alisar essa cobertura, pois a superfície do bolo não pode ter irregularidades, ela precisa ser bem lisa para representar, de fato, um gramado de campo de futebol.

Para que este gramado fique bem próximo do real, a opção é polvilhar coco ralado sobre o bolo. Assim, além de proporcionar a obtenção do aspecto de gramado, o coco ainda agrega sabor ao bolo. Desse modo, peneire coco ralado sobre o bolo e, em seguida, coloque uma folha de acetato por cima e com uma espátula, pressione levemente o coco, fixando-o na cobertura de merengue italiano. Faça isso para que o coco não solte do bolo quando for pintado.

A estratégia utilizada para que se tenha aquelas faixas verdes, umas mais claras e outras mais escuras, como em um campo de futebol; é colocar tiras de acetato ao pintar o bolo.

Assim, quando o corante líquido, diluído em água, for borrifado com a ajuda de uma escova de dente, as partes protegidas com as fitas de acetato não serão pintadas. Somente as faixas que estiverem descobertas receberão o corante verde.

Após fazer isso, retire as tiras de acetato e dilua ainda mais o corante para adquirir outra tonalidade de verde e, em seguida, aplique sobre o bolo, colorindo, assim, as faixas que anteriormente foram protegidas.

A lateral também será pintada com esse corante mais diluído. Para o acabamento entre o bolo e a base será utilizado glacê real verde no bico chuveirinho.

O círculo branco de glacê real é feito aproveitando-se uma marcação que foi feita sobre o bolo com uma tampa de panela. Esse mesmo cartucho com glacê real branco é utilizado para desenhar a linha divisória do gramado; a marca central; e para escrever a palavra PARABÉNS! Por fim, coloca-se uma bola para realçar ainda mais essa decoração.

 

 

Emprego e Renda 15-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Roseli Fernandes Paulo

01-11-2016

Hello Estou interessada em trabalhar com decoracao de bolos. Portanto se o curso me habilitasse para o trabalho gostaria mais informacoes. Obrigado.

Resposta do Emprego e Renda

01-11-2016

Olá Roseli, Agradecemos seu comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT de bolos. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos