Curso Cozinha Árabe - Características da comida árabe

Tudo na comida árabe come-se com pão. Podemos arriscar a dizer que os alimentos são comidos com as mãos, dispensando-se os talheres. O pão, com a

Tudo na comida árabe come-se com pão. Podemos arriscar a dizer que os alimentos são comidos com as mãos, dispensando-se os talheres. O pão, com a agilidade dos dedos, remove qualquer alimento no prato, levando-o saborosamente à boca. Vendo-os comer com tamanho gosto, sua boca automaticamente irá salivar, e você sentirá vontade de fazer igual. Eles dirão à você: “Coll habib, coll... sahténn” (“come querido, come… saúde”) e espera-se que você prove, pois se não o fizer, estará cometendo a maior de todas as ofensas.

Não estranhe, se ele passar um pedaço de pão no alimento e levar diretamente à sua boca, fazendo você comer. É normal. Ver você se encantar com a comida e com o sabor do alimento vai deixá-lo mais à vontade e feliz.

Ligados tanto ao sabor, como aos aromas, fazem da utilização das especiarias orientais um marco. Tudo procede a um ritual de condimentos, os quais não podem faltar em nenhum dos pratos. Na comida árabe de verdade (sim, pois também tem aquela adaptada ao sabor brasileiro), tudo tem um sabor peculiar, levemente aparente, mas sempre peculiar.

Você coloca na boca e sente algo totalmente diferente do que já sentiu antes. Alguns alimentos chegam a ser até perfumados.

Os grãos são extremamente utilizados na culinária árabe: favas, grãos-de-bico, lentilhas, ervilhas, trigo e muito mais.... Tudo combinado com verduras, legumes e até frutas como romãs, damascos e uma variedade de frutas secas e castanhas que dão, além de um ar aristocrático, um sabor exótico quando combinados com as especiarias.

Para o árabe, comer e servir bem são pontos de honra, o que torna a cozinha árabe uma das mais ricas e fartas do mundo, não só pela variedade de pratos, mas também pelos ingredientes usados.

As receitas árabes podem ser consideradas bastante completas, pois numa mesma receita são adicionados diversos ingredientes como: arroz, carne, hortaliças, legumes, e o que não poderia faltar, os condimentos.

Por sua grande variedade de pratos, são inúmeras as receitas árabes que vão desde as mais diversas saladas que servem tanto como entradas como também como complementos dos pratos até os mais adocicados doces.

Hoje em dia, a culinária e comida árabe são o resultado da combinação de diversas cozinhas ricas, englobando o mundo árabe do Iraque ao Marrocos incorporando as cozinhas libanesa, egípcia e outras. A culinária árabe também é influenciada pelas cozinhas indiana, berbere, turca e outras.

 

Victor Monteiro 26-09-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

cida Geha

17-05-2016

amo comida arábe