O Plano de Saúde e o bem-estar no trabalho como fatores motivacionais na empresa

Sem sombra de dúvida, funcionários com saúde tem maior rendimento no seu trabalho, faltam menos e aumentam a produtividade da empresa. A medicina

Sem sombra de dúvida, funcionários com saúde tem maior rendimento no seu trabalho, faltam menos e aumentam a produtividade da empresa. A medicina preventiva, os exames rotineiros para acompanhamento, a orientação nutricional, são fatores que levam a menores gastos com substituições de pessoal. Além disso, a existência do plano de saúde é fator de prevenção de problemas que resultam em gastos com internações e tratamentos.

Além de oferecer um Plano de Saúde aos empregados, uma empresa, por menor que seja, pode aplicar recursos em diversas formas de motivação, que levam ao bem estar no ambiente de trabalho, com resultados positivos para a organização.

Uma das principais e simples medidas a serem implantadas pela empresa é a valorização do exercício físico. O incentivo à utilização de bicicletas, realização de caminhadas, espaço para atividades físicas no horário de almoço, são medidas que podem ser adotadas. Algumas empresas estabelecem convênios com academias de ginástica nas suas proximidades. É possível também contratar um professor de ginástica para aulas na empresa. São fatores motivacionais, que se multiplicam em saúde e bem-estar.

Hábitos saudáveis podem ser ensinados e a empresa lucrará em motivação se oferecer cursos sobre alimentação saudável. Os hábitos saudáveis, que levam a redução da taxa de glicose e a pressão sanguínea normal, podem ser incentivados com prêmios. Se a empresa possui uma lanchonete ou cantina, pode oferecer sucos e lanches, como frutas e alimentos leves. Isso impede que se coma erradamente e diminui a ansiedade provocada pela fome.

A saúde mental, que pode ser abalada pelo estresse, deve merecer um grande cuidado dos empregadores. Funcionários exemplares podem demonstrar depressão e um grande investimento é oferecer ajuda para o tratamento. A política da empresa deve incentivar pausas durante o dia, que possibilitem conversar com os colegas, respirar ao ar livre e fazer pequenas caminhadas, o que é importante para o equilíbrio psicológico.

A empresa, mesmo aquela que só possui dois funcionários, pode fazer um plano de saúde empresarial. O custo vai ser muito vantajoso se comparado com um plano de saúde para pessoa física, e o bem estar e reconhecimento dos funcionários vai se traduzir em aumento da produtividade.

Portanto, se a sua empresa ainda não ofereceu um plano de saúde aos funcionários, considere essa opção como um fator fundamental para sua motivação e a dedicação. Pesquisas realizadas verificaram que, na grande maioria dos casos, o clima de bem-estar da organização melhora. Os prejuízos com faltas, licenças médicas e desligamentos por motivo de saúde são drasticamente reduzidos. O plano de saúde se encaixa na política de valorização do pessoal, com resultados positivos.

Guilherme da Luz é editor dos sites: Planodesaude.nete do guia de crédito e finanças Emprestimo.org

Victor Monteiro 26-09-2012 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.