O franchising é um sistema de parceria onde o franqueador terá muitas vantagens para ampliar seus negócios. Mas, como em qualquer sistema, existem também algumas contrapartidas. Neste caso, alguns inconvenientes que poderão surgir mediante a exposição dos segredos administrativos, mas que precisam ser repassados para os franqueados para que os mesmos possam ter sucesso com o empreendimento. E, para que tudo isso fique muito bem esclarecido, é importante entender, primeiro, como deve ser a relação franqueador/franqueado, por meio do conhecimento dos fundamentos do franchising e do papel do franqueado e do franqueador nas redes de franquias.
Muitas são as vantagens obtidas com a adoção do sistema franchising, como alternativa de expansão dos negócios de uma empresa. Saiba quais são as principais vantagens e limitações que o empresário encontrará ao tornar sua empresa uma franqueadora:
*Maior velocidade na expansão dos negócios, uma vez que o franqueador contará com investimentos dos franqueados para promover a abertura de novas unidades;
*Maior distribuição e ocupação de novos mercados, resultando no aumento de vendas de produtos e, ou serviços, sem aumentar sua estrutura;
*Os esforços conjuntos de publicidade e comunicação, sejam em nível local ou nacional, aumentam a visibilidade e dão maior solidez à marca;
*Menor custo de supervisão, porque o franchising é o canal em que o franqueado, como dono de sua empresa, tem maior motivação, maior empenho, e busca os melhores resultados;
*A interação com os franqueados permite unir esforços, adaptar ideias e desenvolver a rede;
*Perda parcial do sigilo, uma vez que muitos dos seus conhecimentos e segredos administrativos serão passados para os franqueados;
*Perda de parte dos controles operacionais, que passarão para as mãos dos franqueados, que não é funcionário da franqueadora; mas um parceiro que terá a responsabilidade e certa liberdade para administrar a sua unidade franqueada, seguindo as normas definidas no contrato de franquia;
*Perda do lucro operacional que teria, caso todas as unidades lhe pertencessem, dividindo o trabalho e o lucro com os franqueados;
*Autonomia parcial sobre a unidade franqueada, sempre amparada no que foi acertado no contrato de franquia;
*O franqueado, após aprender e ter o domínio da operação poderá, ao vencer o contrato, querer desvincular-se da rede e se transformar em um concorrente de grande potencial, dificultando ou até mesmo inviabilizando a abertura de uma nova franquia no território em questão, diminuindo, assim, a área de atuação da franqueadora.
Veja também:
Curso "Como Tornar sua Empresa uma Fraqueadora" completo:
Introdução |
O que é franchising? |
Sua empresa pode ser uma franqueadora? |
Funções Estratégicas do Franqueador |