Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora - Funções Estratégicas do Franqueador

A crescente profissionalização do franchising, com a promulgação da lei que regulamentou o sistema, em 1994, favoreceu as redes que estavam preparadas e sintonizadas com uma gestão mais moderna. Franquias que não estavam devidamente estruturadas desapareceram, principalmente por causa das constantes mudanças econômicas que vivemos ao longo da década. Outras marcas, porém, foram surgindo e conquistaram seu lugar no mercado.

A estabilidade da economia, nos últimos anos, tornou o consumidor mais exigente quanto à qualidade e aos preços dos produtos e serviços. Isto demandou maior especialização do varejo, para atender com mais eficiência às necessidades específicas do consumidor e para aumentar a satisfação e fidelidade do cliente.

Como estratégia de crescimento, o sistema de franchising permite às empresas conquistarem com mais rapidez novos mercados, através do aumento do número de canais de distribuição ou pontos de venda. Para competir com as grandes redes franqueadas, os comerciantes independentes precisam aprimorar-se cada vez mais. O crescimento e evolução do franchising torna-se mais fácil porque conta com o investimento e a força de trabalho do franqueado, à frente do negócio.

Sabemos que o comportamento das pessoas é altamente influenciado pela mídia, o que explica em parte o sucesso das franquias, que tem sua força centrada no marketing. O melhor exemplo disso é a ampla popularidade do fast-food, que fez do McDonald's a marca mais conhecida do mundo.

Uma franquia atrai mais clientes porque ela representa uma oferta conhecida. As unidades franqueadas, com seus padrões operacionais uniformes representam para o cliente a segurança do "conhecido", e a garantia de melhor atendimento com produtos e serviços padronizados e de qualidade.

O franqueador precisa hoje, mais que nunca, concentrar esforços para manter a boa credibilidade e reputação que o sistema já conquistou. A concorrência acirrada no mercado torna a situação mais difícil para todos. Portanto, a evolução e o desenvolvimento do negócio precisam ser constantes. As receitas das taxas de franquia e de royalties devem ser reinvestidas no aprimoramento dos produtos, dos processos e na divulgação institucional da marca. Investir também em treinamentos, assistência e motivação dos franqueados é fundamental.

Uma franquia bem estruturada deve fornecer aos seus franqueados modelos de gestão embasados na experiência e vivência prática do franqueador, no registro sistematizado de seu conhecimento e nos princípios básicos do sistema.

O candidato a franqueado procura hoje maior conhecimento dos fundamentos do sistema antes de investir. A franquia representa para ele não apenas sua sobrevivência, mas sua auto-realização. Ele está motivado pela realização pessoal, pelo sonho da independência financeira e prosperidade profissional, que sozinho certamente será muito mais difícil conseguir.

Veja também:

Curso "Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora" completo:

Introdução
O que é franchising?
Vantagens e Inconvenientes
Sua empresa pode ser uma franqueadora?

 

Emprego e Renda 15-05-2013 Cursos

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