Novas tecnologias em pequenas empresas rurais

Saiba como adotar e aplicar tecnologias que determinam mudanças significativas na operação da pequena empresa rural.

Saiba como adotar e aplicar tecnologias que determinam mudanças significativas na operação da pequena empresa rural

No módulo anterior, o curso trouxe informações a respeito da maximização da ocupação da área agricultável. Para aproveitar a estrutura de produção existente ao máximo, cada centímetro quadrado de terra em condições de ser explorada na propriedade passa a ser importante.

A busca por alternativas de negócios, as iniciativas de empreendimentos que têm como objetivo a rentabilidade e o aproveitamento das habilidades pessoais de cada indivíduo em atividades que gerem renda são ideias muito presentes na sociedade brasileira. O velho sonho de um emprego seguro no serviço público vai sendo substituído, cada vez mais, por um ideal empreendedor. A maioria das pessoas já sabe que a segurança está diretamente relacionada à competência no exercício do trabalho. Ser proprietário se tornou meta da maioria das pessoas.

Esses ideais, entretanto, podem esbarrar na falta de conhecimentos, de tecnologia e de treinamento. Há, ainda, no Brasil, uma enorme carência de informações, que permitem ao produtor rural alavancar seu negócio, com base na qualidade de seus produtos. Qualidade esta que só pode ser obtida a partir do que, em inglês, é chamado know how, ou seja, saber como fazer, utilizando tecnologias adequadas.

É importante destacar que estar aberto a novas tecnologias significa que, além de fazer um bom planejamento estratégico, de ter foco na atividade e sempre buscar informações de mercado, você também deve estar pronto para promover mudanças nos processos a partir da adoção de novas tecnologias validadas nos centros de pesquisas do país e do exterior. E isso, seja lá qual for a atividade agrícola desenvolvida em sua propriedade.

São inovações variadas, muitas das quais sequer demandam desembolso financeiro, e que podem significar aumento significativo de produção.

É claro que você vai precisar conhecer a fundo a nova tecnologia e testá-la pouco a pouco.

Adquira já o curso "Administração da Pequena Empresa Rural", produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, em parceria com o Professor Edson Carlos Schwambach, zootecnista de formação, sitiante por opção e cafeicultor de grande sucesso.

 

Paula Martins 09-08-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.