Como produzir laticínios light e diet

O termo diet é usado para resignar uma determinada dieta na qual se retira total ou parcialmente algum elemento específico. Quando dizemos que algum

Como produzir laticínios light e diet     Artigo CPT

O termo diet é usado para resignar uma determinada dieta na qual se retira total ou parcialmente algum elemento específico. Quando dizemos que algum produto é diet estamos querendo dizer que ele não possui determinado item. Nos produtos light é diferente. Ao nos referirmos a um produto como light está implícito que ali há redução, em ao menos 25%, de elementos calóricos quando comparados aos produtos integrais, assim diz o professor Juliano Gomide do Curso CPT de Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade. 

Os pequenos laticínios ainda estão começando a perceber a possibilidade de produzir derivados do leite sem a adição de açúcar ou com pouca gordura. Esse é um mercado que apresenta grande potencial, uma vez que há um crescimento na busca por esses produtos, seja por modismos ou por necessidade de fazer dietas alimentares. Enfim, lembre-se que independente do motivo, essa é uma oportunidade de diversificação para quem produz laticínios ou deseja se iniciar nesse ramo.


Leite

A produção de leite e queijo sem gordura, iogurtes e bebidas lácteas é feita por meio de um equipamento conhecido como desnatadeira. O primeiro produto obtido é o leite desnatado usado como matéria-prima para os diversos produtos.

Para que o seu leite desnatado possa entrar no mercado ele precisa passar pelo processo de pasteurização. A pasteurização lenta é a técnica utilizada por pequenos e médios produtores e consiste no seguinte método. O leite deve ser aquecido lentamente a 65 °C. Essa temperatura deve ser mantida por 30 minutos e seguida de resfriamento. Esse método é aconselhável, pois utiliza instalações simples, dispensa o uso de compressores e caldeiras de vapor e é eficaz com baixo custo de instalação e utilização.

A desnatadeira é o equipamento básico para quem quer produzir laticínios com baixo teor de gordura. Esse aparelho é o responsável por separar a gordura do leite por meio de movimentos de rotação. A gordura retirada do leite é reaproveitada para fazer creme de leite e manteiga.

O processo de fabricação do leite light é o apresentado abaixo:

  • O leite integral é colocado na desnatadeira, sendo produzido, daí, o leite light.
  • O leite é embalado em sacos plásticos de polietileno e fechado com uma seladora.
  • Depois da selagem os lotes são colocados em uma bancada para serem aquecidos simultaneamente. Para cada litro de leite a ser pasteurizado, deve conter no tanque de pasteurização um litro e meio de água.
  • Depois do período de aquecimento, os sacos de leite são transferidos para um tanque com água gelada. O leite deve permanecer nesse tanque, com temperatura entre zero e quatro graus, por duas horas.
  • Após passado pelo processo de resfriamento, o leite, já pasteurizado, está pronto para consumo com validade por 72 horas

 

Produção do queijo Minas light

O queijo Minas light é produzido em uma proporção de 60% de leite desnatado e 40% de leite integral. Essa matéria-prima é considerada semidesnatada. Para haver melhor coagulação é adicionado ao leite o cloreto de cálcio, que facilita a coagulação do leite, o ácido lático, que também promove a coagulação, e o coalho 

Abaixo estão as principais etapas de fabricação do queijo Minas:

1º passo: pasteurizar o leite.

2º passo: adicionar cloreto de sódio.

3º passo: escolher a cultura do fermento lático de acordo com o sabor (mais ou menos acentuado).

4º passo: a temperatura de coagulação deve estar entre 35-37º quando se usa fermento ou 42-44º quando se usa ácido lático.

5º passo: a coagulação: por 30–40 minutos quando usar a dose regular de coalho.

6º passo: cortar lentamente para obter cubos com 1,5-2 cm de aresta.

7º passo: deixar repousar por cerca de três minutos.

8º passo: agitar lentamente por cerca de 25 minutos até obter alguma firmeza nos grãos.

9º passo: assim que encontrar o ponto, elimine a maior parte do soro e proceder à enformagem.

10º passo: deixe em repouso por 10–20 minutos e vire os queijos. Após 30 minutos os vire novamente e os conduza a câmara fria para completar o desoramento.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Produção de bebida láctea

A bebida láctea é feita em um aparelho conhecido como fermenteira, um tanque de aço inox com parede dupla onde é possível injetar vapor, o que proporciona o aquecimento do seu conteúdo.

O leite desnatado recém-passado pela desnatadeira e o soro fresco são seus ingredientes principais. O soro não pode apresentar resquícios de massa ou sal e nem ter sido acrescido de água.


Os outros ingredientes são utilizados na seguinte proporção. Para cada 100 litros de leite:

  • Dosagem adequada de adoçante.
  • Quatro a cinco quilos de poupa de fruta de boa qualidade. A poupa de fruta pode ser substituída por um aromatizante.
  • Meio grama por litro de estabilizante.
  • 0,03% a 0,1% de aroma natural.
  • 0,03% a 0,1% de corante natural.
  • Fermento para iogurte.



Produção de iogurte

A maneira de preparação do iogurte é semelhante à preparação da bebida láctea. Sua fabricação também é feita na fermenteira e o material utilizado é o leite desnatado e adoçante.

Acompanhe passo a passo, para a produção de cada 100 litros de iogurte, os ingredientes utilizados.

  • O adoçante deve ser utilizado na proporção recomendada pelo fabricante.
  • Quatro a cinco quilos de polpa de fruta de boa qualidade.
  • Se necessário, 150 gramas de estabilizante para a consistência.
  • 0,02% a 0,15% de aroma natural.
  • 0,02% a 0,15% de corante natural.
  • Fermento para iogurte.
 

Adoçantes

O adoçante é um produto químico que apresenta sabor semelhante ao do açúcar sem ser fonte de calorias, substituto para adoçar produtos lights e dieta. O açúcar é um alimento muito calórico e um dos grandes responsáveis pelo aumento de peso e, quando retirado da dieta de uma pessoa, facilita o emagrecimento. Na produção de laticínios diet ou light a técnica de retirada do açúcar também é muito importante, em especial para iogurte e bebida láctea. O processo de fabricação é o mesmo, apenas substitui o açúcar por adoçantes, como, por exemplo, sacarina, aspartame e ciclamato de sódio.


Conheça os Cursos CPT da Área Laticínios. 
Por Equipe CPT de Redação. 

 
 

 

 

Emprego e Renda 07-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.