Treinamento de bartender - barman/ barwoman

Um bartender, além da preparação de drinques e coquetéis, carrega a responsabilidade de comandar o bar do ambiente - seja boate, hotel, restaurante.

O trabalho do bartender é de suma importância, pois agrega valor à venda de bebidas em doses e coquetéis gerando grande lucratividade para a empresa.

Um bartender, além da preparação de drinques e coquetéis, carrega a responsabilidade de comandar o bar do ambiente - seja boate, hotel, restaurante. Ele é uma das figuras chaves da empresa, pois lida diretamente com o público.

Quando um bartender ganha status dentro de determinada boate, por exemplo, ele se torna atração e, com isso, aumentando aprocura pelo local.

Bartender, do inglês, significa garçom de bar. O nome é dado aos garçons que trabalham preparando e servindo drinques e coquetéis em boates, restaurante, hotéis. O termo barman é usado quando se trata de homens e barwoman ou barmaid quando se diz respeito a mulher.

Outras funções de um bartender:

  • Organizar as escalas de serviço.
  • Organizar o estoque de bebidas.
  • Verificar a limpeza e o funcionamento dos equipamentos e utensílios.

O bar

Mas de que é constituído um bar? Um bar é formado por um balcão com bancos individuais para os clientes se assentarem. O espaço físico para a execução do trabalho de um bartender é aquele delimitado pelo balcão e prateleiras e geladeiras.

 

Quais são os tipos de bares e suas características?

  • Taberna: eram bares tipicamente europeus que, além de prestarem serviços de refeições e bebidas também hospedagem e estábulos. Hoje esse termo é usado para locais que vendem bebida a varejo ou pequenos armazéns de secos e molhados.
  • Café: originado na França, eram ambientes que serviam todos os tipos de bebidas feitas com café. Ainda hoje guarde charme, luxo e aconchego.
  • Pub: bar tipicamente inglês que, no passado, atendia de aldeães a fidalgos servindo bebidas, refeições e jogos. Hoje o termo é usado
  •  apenas para designar um típico bar inglês.
  • American Bar: bar tipicamente americano é caracterizado por um longo balcão e prateleiras 
    de exposição das bebidas. O barman é sempre a principal atração do ambiente.
  • Club Privê: tipo de bar inglês onde as pessoas se reúnem para tomar um determinado tipo de bebida. Club Privê de cerveja, uísque e outros.
  • Dancing bar: esse ambiente possui as características do american bar, porém acrescidos de música ao vivo, normalmente tocada no piano.
  • Promenade bar: bar europeu, localizado em calçadas, beiras de parques e lagos, que oferecem chá, café, petiscos e bebidas.
  • Snack bar: outro tipo de bar americano. Esse oferece refeições rápidas e bebidas. Costuma se localizar em aeroportos, estações ferroviárias e hotéis.

O bartender

A profissão de bartender pode ser exercida com um nível médio de instrução, porém, para ser bem sucedido é preciso que o profissional tenha uma boa bagagem de contatos e carregue um bom nível cultural. Algumas características técnicas que o bartender deve dominar são:

  • Ter conhecimento de bebidas em geral, elaboração, tradição e país de origem.
  • Como servir e preparar drinques e coquetéis.
  • Saber mais de um idioma para se comunicar com clientes estrangeiros.
  • Ter conhecimento sobre cultura em geral.

Como esse profissional trabalha diretamente com o público é fundamental que ele tenha boa postura e boa apresentação pessoal, pois ele é a “cara” do ambiente. É preciso estar sempre com unhas bem cortadas e limpas, rosto barbeado, cabelos bem aparados e limpos.

Algumas regras devem ser seguidas pelos bartenders.

  • Nunca tomar bebida alcoólica durante o trabalho.
  • Não fumar no ambiente de trabalho.
  • Não limpar o rosto com guardanapo de serviço.
  • Não se intrometer na conversa dos clientes.
  • Evitar conversas desnecessárias.
  • Manter o ambiente de trabalho sempre limpo.
  • Evite trocar os ingredientes dos coquetéis com as mãos. Use sempre as pinças. 

O cliente de um bar procura por relaxamento e lazer e, claro, um bom atendimento. Um bartender jamais pode se esquecer disso e propiciar um ambiente agradável para cativar o cliente e torná-lo fiel. Mas como fazer isso? Receba o cliente de forma cortês, educada. Use sempre expressões de respeito e educação, dê toda a atenção necessária para os clientes e não faça comentários sobre a vida pessoal, saiba sempre ouvir sem emitir opiniões.

Equipamentos e utensílios


Conheça os equipamentos e utensílios necessários para o trabalho de um bartender. Cada um tem sua necessidade e função específica para que o trabalho seja realizado com eficácia e segurança.

 

Coqueteleira ou shaker para preparar coquetéis batidos.

Copo de bar ou mixing glass para os coquetéis mexidos.

Colher de barman ou bailarina para medir ingredientes e misturá-los.

Coador para coar os drinques preparados no mixing glass.

Medidor ou dosador.

Abridor de garrafas, vinhos e latas.

Balde de gelo.

Pinça de gelo.

Mexedores colocados nos coquetéis na hora de servi-los.

Pinça de uso geral para pegar os ingredientes.

Tábua plástica, faca inoxidável e bandeja para servir.

Canudos.

 

Organização

Um bar precisa ter sua organização para otimizar o seu funcionamento e não deixar os clientes esperando e insatisfeitos. Para isso, todos os equipamentos, utensílios, bebidas e ingredientes usados no preparo dos coquetéis devem ser organizados nas bancadas e prateleiras. Cada objeto em seu lugar de maneira a serem encontrados com facilidade no momento de uso.

  • Os copos devem ser colocados em local sempre à mão, em estrado próprio ou de cabeça para baixo. Devem ser guardados sempre limpos e agrupados por tipos.
  • As bebidas refrigeradas, como água e refrigerante, devem ser colocadas deitadas na geladeira e agrupada por tipos.
  • Os utensílios e ingredientes não perecíveis devem ser colocados organizados e guardados dentro de armários.
  • Garrafas de bebidas devem ser agrupadas nas prateleiras e ficar à vista dos clientes, ajudando, também, a compor a decoração do bar.

Mise-en-place

Na terminologia hoteleira, mise-en-place significa a preparação do ambiente de trabalho antes do expediente. Essa preparação é importante, pois torna o atendimento mais rápido e eficiente.

O primeiro passo é verificar o material que falta e fazer o pedido dele para não passar por esse problema na hora de funcionamento. Todos os objetos devem ser limpos, esterilizados e polidos.

A preparação de ingredientes perecíveis deve ser na quantidade necessária por dia. E, finalmente, coloque todos os utensílios, condimentos e decoração de receitas em cima do balcão como decoração.

Vídeo Treinamento de Bartender:

Emprego e Renda 16-02-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Silvana Teixeira

18-07-2014

Olá, Denis! Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Para maiores informações sobre o Curso CPT Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman, nossas consultoras entrarão em contato. Atenciosamente,

Denis

17-07-2014

As explicações foram perfeitas claras e objetivas. gostaria de poder estar adquirindo o curso de bartender bastante interessante. Obrigado !