Falando em público

A falta de resultados mais eficientes na condução de trabalhos, muitas vezes, tem como problema central uma inadequada comunicação interpessoal.

A falta de resultados mais eficientes na condução de trabalhos, muitas vezes, tem como problema central uma inadequada comunicação interpessoal. Saber transmitir com cuidado e previsão o que se quer passar para outras pessoas é ponto chave para se ter sucesso.

Não há como ser um executivo sem ter que passar pela situação de falar em público. Seja em reunião, convenções ou seminários o fato é que mais cedo ou mais tarde você vai precisar passar por isso.

Mas não são apenas os executivos que passam por isso. Em nossa vida, hora ou outra, precisamos passar por essa situação, pois falar em público é uma necessidade atual. De estudantes a profissionais, precisamos estar prontos para, quando chamados, fazermos apresentações públicas.

Oratória é a arte de falar bem, mediante a utilização de diferentes recursos da linguagem, tendo por objetivo provocar determinado efeito no ouvinte.

 

 

 


Comunicando-se

Algumas etapas são fundamentais para quem vai se apresentar. Uma boa apresentação em público precisa de preparação. Conheça algumas recomendações.

  • Esteja preparado: o planejamento é o primeiro passo para uma boa apresentação em público. Prepare, desenvolva e aperfeiçoe.
  • Aspecto físico: a sua postura enquanto estiver falando deve ser sóbria, sem afetações. Esteja sempre com barba e cabelo bem cuidados, roupas adequadas a cada ambiente.
  • Postura diante da platéia: em uma apresentação de palco, procure andar com distinção, olhe bem as pessoas da platéia, não se movimente muito, pronuncie bem as palavras. Aja com naturalidade.
  • Originalidade: se inspirar em grandes oradores é natural, mas o melhor mesmo é criar uma própria imagem pessoal de apresentação. Um orador deve ter seu próprio discurso, gestos de acordo com a sua personalidade.

Os estilos grandiloqüentes, voz retumbante e empostada estão ultrapassados. Os velhos conceitos e paradigmas devem ser abandonados. Eles não nos permitem usar nossa criatividade e nem aprofundar nossa mente.

  • Memória e improvisação: a memória é fundamental para o orador. Não é questão de decorar um discurso, mas de lembrar as idéias e fatos passados, que são importantes na composição do discurso. Mas não confie apenas na memória. Utilize anotações, slides, transparências ou datashow.

 

 

 


Procedimento corporal

No processo de comunicação interpessoal, 55% da importância se concentra na linguagem corporal. Percebe-se aí o motivo de tanto cuidado com esse aspecto da comunicação.

O corpo não deve indicar excessos, seja de humildade seja de arrogância. A voz deve ser firme e bastante natural.

Enquanto estiver caminhando, os braços devem balançar naturalmente. Ao falar eleve-os um pouco acima da cintura. Caso esteja parado em frente a uma tribuna, os braços podem ficar apoiados. Mas atenção: não deixe que o corpo fique inclinado para frente.

Os itens abaixo dão dicas de como não se conduzir em um discurso.

  • Não deixe as mãos para trás, pois pode passar a imagem de um supervisor.
  • A mão sobre a barriga lembra um sermão religioso.
  • As mãos na cintura pode dar a impressão de técnico de futebol ou sargento.
  • Tome cuidado com as mãos nas hastes do microfone para não causar ruídos.
  • Não tenha atitudes, como mexer em relógio e pulseira, ajeitar os óculos repetidas vezes, estalar os dedos, colocar as mãos no rosto.

A cabeça deve estar sempre bem equilibrada com o corpo, nunca deixando pender para lados, para trás ou para frente - a não ser quando necessário. Evite falar com a cabeça, ou seja, não faça movimentos no ritmo da fala.

O semblante é a parte mais poderosa no processo de comunicação. O rosto mostra cada sentimento. Não exagere na expressão facial para não se tornar caricato. Sorria sempre. Olhe para a platéia nos olhos, pois é importante que todas as pessoas sejam vistas e vejam o orador. Elas querem ser reconhecidas.
 
 
 
 

Conhecendo o público

Conhecer o público para quem se vai falar é fundamental para o orador. Considera-se o nível sócio-cultural, idade, escolaridade, sexo, conhecimento do assunto e outras informações que podem ser úteis para que a apresentação seja eficaz.

  • Público infantil: nunca subestime as crianças. Use linguagem apropriada e audiovisuais interessantes. O uso de metáforas é bastante eficaz para falar com crianças, pois as deixam atentas.
  • Jovem: jovens não gostam de ser tratados como crianças e nem de serem comparados com adultos. Conheça e respeite seus princípios. Use linguagem simples e seja dinâmico e entusiasmado.
  • Adulto: público preparado para ouvir e entender, mas nem sempre amadurecido. Se puder, analise a platéia e tente traçar seu perfil. Por exemplo, discurso sobre o futuro para platéia formada por pessoas idosas não funciona
  • Feminino: a mulher de hoje quer ouvir o que se fala para os homens, mas continua com a sensibilidade mais aflorada, o enfoque emocional mais evidente. Porém, não a trate como elemento frágil.

 

 

 

 


Preparação

Qualquer apresentação pública precisa ser planejada, e bem preparada, pois assim o orador fica mais confiante e objetivo. Um bom discurso deve apresentar, no mínimo: um prólogo, meio ou tese e um fim ou epílogo.

O conteúdo do discurso pode ser classificado como:

  • Informativo: transmitem informações, dados novos. Conclusões e decisões são deixadas para os ouvintes.
  • Persuasivos: são discursos provocativos, com a intenção de garantir uma ação e tomada de posição dos ouvintes.
  • Entretenimento: discursos informais, sem maiores pretensões.
  • Pessoais: discursos de agradecimento, apresentação, homenagem, despedida. Voltados para relações pessoais.
Uma mensagem deve despertar o interesse do ouvinte. Para isso, além do assunto precisar ser interessante para o receptor, a mensagem deve ser passada de forma clara, bem organizada, em seqüência lógica e rica em conteúdo.
 
 
 
 
 
 

Apresentações

  • Rádio: seja texto, pronunciamento ou entrevista converse antecipadamente com o produtor do programa sobre qual será o assunto, o tempo disponível e o perfil do público. Um pronunciamento ou um discurso devem ser lidos o mais brevemente possível, mas sem correr. A velocidade de leitura deve ser ideal para a compreensão de quem está ouvindo.
  • Televisão: as informações e movimentos devem ser previamente estudados e planejados. No caso da TV, os recursos visuais podem ser usados como se o discurso acontecesse perante o público.

Ao dar uma entrevista, seja você mesmo, aja naturalmente e fale em ritmo e tonalidade normal de um bate-papo.

  • Reunião em empresa: prepare a reunião antecipadamente. Esteja sempre atento, sem perder a naturalidade. Sua fala deve ser pausada e com energia. Bom humor de forma moderada é sinal de inteligência.
  • Apresentação em sala de aula: as recomendações feitas anteriormente para palestras em auditórios também devem ser usadas em sala de aula. Mas ao ministrar uma aula, deve ser empregado o uso da didática.

Dicas para o início da apresentação

  • Saiba de cor as primeiras palavras.
  • Antes de entrar, concentre-se.
  • Olhe a todos, sorrindo, antes de começar a falar.
  • Não deixe as duas mãos cruzadas à frente, atrás ou nos bolsos.

 

 

Emprego e Renda 09-03-2012 Cursos

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