Artesanato em borracha EVA

A borracha EVA é uma mistura de alta tecnologia de Etil, Vinil e Acetato. O produto é fácil de ser manuseado e pode ser encontrado em variadas cores

A borracha EVA é uma mistura de alta tecnologia de Etil, Vinil e Acetato. O produto é fácil de ser manuseado e pode ser encontrado em variadas cores no mercado. A borracha EVA não exige grandes cuidados quanto à limpeza e marcas de dobras.

 No Brasil, a borracha EVA se popularizou com a fabricação artesanal de chinelos e hoje é muito disseminada pela indústria de confecção de inúmeros objetos. No artesanato, ela se destaca bastante, pois mistura alta tecnologia com a criatividade própria do trabalho artesanal.

 

Essa borracha é versátil, prática e propicia um trabalho bem acabado, criativo e de bom retorno financeiro para o artesão. Painéis e lembranças de festas infantis, enfeites de páscoa, máscaras de carnaval e confecção de material didático são alguns exemplos de como o EVA é usado com sucesso.

 

 

 

 


Como confeccionar

A peça da borracha é muito grande e, por isso, para facilitar o trabalho, corte apenas o tamanho a ser usado. Para as peças menores, o ideal é usar os retalhos.

Para adquirir a borracha EVA procure casas especializadas em artesanato.

  • Corte: o corte da borracha é muito simples e fácil. Com uma tesoura comum e sem grande esforço as peças podem ser cortadas com rapidez. A tesoura de picotar é muito usada para dar acabamento.

Antes de cortar uma peça, risque com um lápis qualquer item a ser confeccionado.

  • Montagem: a montagem de toda peça de EVA é feita com cola. A cola de contato é ideal para colar a borracha, pois ela permite uma aderência mais firme e, normalmente, é usada em peças que são pressionadas, como fecho para bolsa. A cola de contato é muito usada também em peças que têm contato com umidade ou que possam ser molhadas, como tapete de banheiro. Outra cola usada na montagem é a cola quente. Prática, pois seca rápido e não faz bagunça, é ideal para colagem de adereços nas peças.
  • Molde: para criar os moldes, basta usar a criatividade ou adaptar moldes de revistas especializadas em artesanato, mesmo que não sejam próprios para borracha.

Quase todos os tipos de trabalho podem ser adaptados para borracha EVA.

  • Material: borracha EVA, cartolina ou papel sulfite para os moldes, estilete, cola de contato e cola quente, régua, caneta nanquim descartável, lápis, tesoura lisa e de picotar, vazadores de balõezinhos, espátulas.

 


Comercialização

As peças de borracha EVA são fáceis de ser comercializadas. As peças para festas infantis são, geralmente, feitas por encomenda. Outra boa oportunidade de vendas é a participação em feiras de artesanato. Você também pode oferecer seus produtos para lojas especializadas e para escolas.

Os trabalhos em EVA costumam apresentar boa possibilidade de lucro, pois o material rende bastante e o preço é acessível. Os custos são variados, mas o lucro é certo.

 

 

 

 

 

 


Confeccionando um tapete-coração

Material:

  • Borracha EVA cor vermelha
  • Tesoura lisa
  • Tesoura de picotar

Peças a serem cortadas:

Uma só peça em forma de coração

Como fazer

Esta é a peça mais simples de se fazer, além de ser bem bonita é muito útil. Quem usa esse tipo de tapete no banheiro sabe como é prático e confortável. O molde é muito simples, basta coloca-lo em cima da borracha e riscar.

Corte com tesoura comum, deixe uma beirada e, em seguida, faça o acabamento com a tesoura de picotar.

Tenha sempre cuidado para que a marca do lápis não apareça. Esse molde também pode ser usado para fazer jogo americano.

 

 

 

Emprego e Renda 15-02-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.