Patchwork - técnica e arte em retalhos

A palavra patchwork vem do inglês e significa “feito com retalhos”. Essa palavra é usada para designar o trabalho artístico no qual pedaços de

A palavra patchwork vem do inglês e significa “feito com retalhos”. Essa palavra é usada para designar o trabalho artístico no qual pedaços de retalhos são costurados formando um padrão.

O patchwork é considerado um trabalho artístico devido à beleza e criatividade das peças. Fazer patchwork é mais do que costurar, é utilizar tecidos, linhas e agulhas para transformar, criar e representar idéias, emoções e histórias. Momentos que ficam concretizados em colchas, almofadas e acessórios.

Esse trabalho é apropriado tanto quem deseja se dedicar à arte como hobby quanto para quem quer ir além e transformar o trabalho em renda.

O investimento para o inicio da produção é baixo e o retorno é satisfatório e, como o patchwork é bem reconhecido no mercado, você pode transformar esse lazer em uma atividade profissional.

Dando inicio ao trabalho

Para começar o trabalho, as ferramentas e equipamentos são as encontradas em qualquer oficina de costura.

Máquina de costurar, ferro de passar, tesoura para tecidos e para papel, desmanchador de costuras, dedal, marcador de giz e outros matérias de costura, além de ferramentas exclusivas para patchwork, que são:

  • Carretilha cortante
  • Régua quadrada de acrílico
  • Plataforma autocortante
  • Fita métrica dupla (centímetro/polegada)

Depois de estar com o material já preparado, a segunda etapa é escolher o modelo para fazer o seu primeiro patchwork. Existem muitos desenhos interessantes em livros e revistas para que você copie ou se inspire neles.

  • Analise trabalhos já prontos para ter idéia de cor e formas.
  • O patchwork é formado por blocos. Aprenda o nome dos blocos mais tradicionais para que possa identificar melhor cada um deles.
  • No começo, opte por peças formadas por menor número de blocos. O aconselhável são peças de até nove blocos com tamanho maior que duas polegadas.
  • No principio, opte por costuras em linha reta, pois costura em viés ou curvas apresentam mais dificuldade.

 


Como fazer

Montar um patchwork não significa apenas emendar pedaços de pano. Montar e emendar os blocos um no outro exige uma precisão imensa, tensão constante da linha e um acabamento cuidadoso.

A escolha do tecido é o primeiro passo para o trabalho ter sucesso. Um bom tecido é fundamental para a boa qualidade do trabalho final. Opte por tecidos 100% algodão, pois eles são mais fáceis de cortar, marcar, costurar e passar.

Compre tecidos que não encolham durante a lavagem para evitar deformações no trabalho. Outra dica: fique longe dos tecidos que soltem tinta para não manchar os outros.

Antes de começar o trabalho, lave os tecidos com água e sabão neutro depois passe bem antes de iniciar o corte. Depois dele pronto prepare para fazer e montar os blocos.

Os blocos mais conhecidos são: o bloco simples, bloco cerca de barras, bloco de nove, bloco quadrado de quatro, estrela de oito pontas.

Abuse da sua criatividade. Com essas técnicas, que são as mais simples, você pode fazer colchas, almofadas, painéis, porta-retratos, jogos americanos e outras muitas peças.

 

 


Enchimento

Depois da peça toda pronta é hora de fazer o enchimento do trabalho. Mas você pode se perguntar: enchimento? Como assim?

Já percebeu que o patchwork tem um aspecto almofadado? Então, é isso que você vai aprender como fazer agora.

Para fazer esse enchimento, ou sanduíche, você deverá usar um tecido para forro e a manta acrílica. A medida é especifica de cada projeto.

  • Corte o forro com 3 ou 4 centímetros a mais do tamanho do trabalho.
  • Coloque o forro em uma superfície plana e prenda com fita crepe para que não saia do lugar.
  • Coloque a manta acrílica, também 3 ou 4 centímetros maior do que o trabalho, por cima do forro.
  • Coloque o patchwork por cima do enchimento de maneira que tanto o enchimento quanto o forro fiquem visíveis pelas bordas.
  • Alinhavar as três peças juntas e marcar o local onde deverá ser feita a quiltagem.
  • Retire a fita crepe do forro e faça o acabamento com tiras.

Cores

A beleza e a harmonia dos trabalhos em patchwork está também na escolha correta das cores. Uma boa combinação de cores traz o equilíbrio da peça. Para isso, é importante conhecer um pouco sobre elas.

Cores primárias: são cores que não são formadas por nenhuma mistura. Azul, amarelo e vermelho.

Cores secundárias: são as cores formadas pela mistura em parte igual das cores primárias. Exemplos: azul e amarelo é igual ao verde. Azul e vermelho é igual ao violeta. Amarelo e vermelho é igual ao laranja.

Cores terciárias: são obtidas pela mistura das cores secundárias. Englobam as cores quentes e frias. As cores quentes são formadas pelo vermelho, amarelo, marrom e combinações. As cores frias são as formadas pelo azul, verde, violeta e combinações.

Cores complementares: uma cor primária e uma cor secundária são complementares quando não fazem parte da mistura que forma a secundária. Exemplo: vermelho e verde, azul e laranja, amarelo e violeta.

Cores análogas: são adjacentes ou vizinhas no círculo das cores. Fazem uma boa combinação.

Cores acromáticas: são as cores neutras. Branco, preto, cinzas e marfins.

Cores monocromáticas: são a família de determinada cor incluindo tons e sombras. Exemplo: vermelho, magenta, cereja, rosa pink, rosa bebê.

Emprego e Renda 02-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Graca

11-12-2015

muito bom