Treinamento de televendedores

Telemarketing: promoção ou venda de produtos e serviços por meio do telefone. É considerado, hoje, quando bem explorado, um dos melhores meios de

Telemarketing: promoção ou venda de produtos e serviços por meio do telefone. É considerado, hoje, quando bem explorado, um dos melhores meios de comercialização de uma empresa.

O operador de telemarketing encontra um mercado em expansão. O importante é que seja capacitado e esteja em constante treinamento. Um bom profissional desse ramo precisa ser motivado e se automotivar sempre.

 

O responsável por atender ao telefone precisa entender que ele está vendendo a imagem da empresa e que a voz do atendente é, às vezes, a única referência que o cliente tem.

A comunicação moderna não trabalha mais com o atendimento formal e impessoal. Hoje, o tratamento deve ser envolvente e encantador. Dessa maneira, o cliente fica atraído e o profissional, além de trabalhar com mais êxito, obtêm mais sucesso em seus contatos.

O operador de telemarketing pode atuar no teleatendimento, na telepesquisa, na telepromoção e, principalmente, na televenda.

Cada telemarketing tem seu estilo e o treinamento vai depender dessas características, se é ativo, passivo ou os dois. O telemarketing ativo exige muito mais concentração, habilidade e treinamento dos teleoperadores.

Uma boa abordagem depende, também, de um bom script. O cliente não deve se sentir invadido, por isso respeite os horários mais adequados e estabeleça metas objetivas.


O televendedor

Um bom televendedor é aquele que, além de estudar e se capacitar para aprender cada vez mais, possui carisma, simpatia, paciência, perspicácia, determinação e persistência.


Se você for selecionado para trabalhar como teleoperador, saiba que é preciso ter aptidão para a comunicação. Boa expressão verbal e capacidade de ouvir e perceber os desejos do cliente são duas armas de grande importância.

Velocidade da conversação

Mantenha um bom ritmo na conversação. Não fale tão rápido para que o cliente não entenda e nem tão devagar para que ele não se canse. Tenha atenção ao que o cliente fala, não o interrompa.

Se notar que ele é rápido e objetivo, seja objetivo com ele. Se for detalhista procure andar em seu ritmo. Enfim, aja de maneira que o cliente se sinta a vontade.

Variação da voz

A variação da voz marca o que o televendedor deve mostrar de positivo no produto a ser oferecido. Isso pode despertar o interesse do cliente.
A sonoridade e o tom da voz é a impressão que ele vai ter sobre a empresa e o produto ou serviço que você está vendendo. Seu cliente deve confiar em você. Ganhe a confiança dele. Nunca o deixe se sentir enganado ou em dúvida em relação ao que está sendo vendido.

Concentração

A falta de concentração faz com que a produtividade caia. Portanto, relaxe, concentre-se e busque trabalhar sempre com entusiasmo.

Aprenda técnicas de relaxamento e controle pessoal e procure levar uma vida equilibrada. Em momentos de folga, ouça música, faça ginástica, leia um bom livro.


Atendimento

Um bom atendimento começa logo com o primeiro contato. A saudação deve constar com o nome da empresa, o cumprimento e o seu nome. Mantenha sempre uma boa entonação da voz.



Nunca use expressões como ‘um minuto, por favor’ ou ‘um momento’. Não deixe o cliente esperando.

Veja outras dicas de como prestar um bom atendimento ao cliente.

  • Observe a entonação da voz.
  • Esteja com um roteiro e um script bem elaborado.
  • O roteiro deve conter a descrição da empresa, descrição do produto ou serviço oferecido, formas de pagamento, prazos e formas de entrega e algumas informações adicionais para os clientes.

Tipos de clientes

Um bom teleoperador deve conhecer os tipos de clientes para identificar com quem está lidando e prestar um atendimento inclinado para cada estilo. São muitos os tipos de personalidades e interagir com eles de maneira correta é mais um ponto para uma venda ser concluída. Conheça alguns estilos mais comuns.

  • Cliente decidido: esse sabe o que quer e vai direto ao ponto. É o mais fácil de atender.
  • Cliente argumentador: é muito atendo e discorda com facilidade do que está sendo dito. Por ser cauteloso nas decisões, precisa de argumentos convincentes e claros.
  • Cliente descrente: não acredita muito nos argumentos e precisa ser orientado na hora de tomar uma decisão.
  • Cliente investigador: normalmente se decide pela compra, mas antes quer todas as orientações sobre o produto de maneira detalhada e completa.
  • Cliente inseguro: tem dificuldade em escolher o que quer e, por não confiar muito em seu gosto pessoal, precisa de orientações objetivas na hora de tomar uma decisão.
  • Cliente impulsivo: gosta de novidades e compra por impulso.
  • Cliente agressivo e mal-educado: ele compra, mas é arrogante e mal humorado. Procure tratá-lo bem, seja profissional e tenha jogo de cintura para lidar com ele. Um bom tratamento pode deixá-lo desarmado após o primeiro contato.

Estratégias

Durante sua carreira você vai se deparar com inúmeras objeções. Por isso, é preciso ter sempre o argumento certo na ponta da língua para apresentar aos clientes. Algumas objeções mais comuns:

  • É muito caro.
  • Não estou precisando.
  • Compro em outra ocasião.
  • Não quero.
  • Vou pensar.

Um grande desafio de quem trabalha com telemarketing é driblar as objeções dos clientes em relação ao produto. Normalmente, são dúvidas em relação aos produtos ou serviços e cabe a você estar preparado para esclarecer, dar informações e transmitir segurança.

Atenção

  • Nunca atenda um cliente fazendo outra coisa ao mesmo tempo. Concentre-se no atendimento.
  • Tenha uma postura adequada.
  • Seja ágil e objetivo.
  • Atenda ao telefone ao primeiro toque.
  • Aceite críticas e sugestões.
 

 

 

Emprego e Renda 13-02-2012 Cursos

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