Cabeleireiro: você sabe usar o secador de cabelo corretamente?

O secador é um instrumento básico e um dos mais úteis do arsenal de um cabeleireiro. Sem ele, talvez seja impossível para o profissional se especializar em fazer...

 Cabeleireiro: você sabe usar o secador de cabelo corretamente?   Artigos Cursos CPT


 

O secador é um instrumento básico e um dos mais úteis do arsenal de um cabeleireiro. Sem ele, talvez seja impossível para o profissional se especializar em fazer penteados

O secador é um instrumento básico e um dos mais úteis do arsenal de um cabeleireiro. Sem ele, talvez seja impossível para o profissional se especializar em fazer penteados. Junto ao secador, pode vir o difusor e a ponteira que fazem parte do conjunto de peças que acompanham o equipamento.

“A ponteira direciona o ar aquecido, facilitando a escovação dos cabelos. O difusor é indicado na formação de cachos naturais em cabelos muito úmidos. O melhor secador de cabelos é aquele com diferentes intensidades de calor e velocidades e com bico removível. É bom ter também um difusor de calor para secar os cabelos em que você fazerá penteados cacheados”, afirma Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Como Fazer Penteados.

No entanto, de nada ou muito pouco adianta ao profissional ter os melhores equipamentos de trabalho se não souber usá-los corretamente. Fica, então, a pergunta: cabeleireiro, você sabe usar o secador corretamente? Caso não saiba ou tenha algumas dúvidas, abaixo algumas dicas para você arrasar em seus penteados e, principalmente, não danificar os cabelos de sua clientela.

1- Para secar cabelo curto ou uma franja, posicione o secador na opção mais quente e rápida, que remove a umidade mais depressa. Para secar amassadinho, use o difusor e o secador na temperatura média. Prefira a temperatura mais fria para assentar e fixar cachos.

2- Se você parar por muito tempo no mesmo lugar, vai danificar os fios de cabelo. Além disso, vai precisar utilizar mais calor do que o realmente necessário para finalizar a escova.

3- O secador deve estar sempre paralelo ao couro cabeludo e em movimentos contínuos. Assim, você evita queimar o couro cabeludo e o desperdício de energia.

4- O secador deve sempre acompanhar o sentido da cutícula, ou seja, da raiz para as pontas, e estar sempre a 45°.

5- Evite encostar o bico do secador diretamente no cabelo; é aconselhável colocá-lo a uma distância de 1 a 3 cm.

6- Deixe o eixo do secador parado (é a parte onde ele tem o motor) e só movimente o bico para frente e para trás que você fará o movimento ideal.

7- O cabelo suporta até 80°C de calor sem alterar suas características, isto é, preservando o couro cabeludo e a cutícula dos fios.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Salão de Beleza.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 31-08-2017 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.