Regras de ouro da negociação

Negociar:1. Fazer negócios; exercer o comércio; comerciar. 2. Fazer negócios; comerciar. 3. Manter relações para concluir tratados ou convênios.

Negociar:1. Fazer negócios; exercer o comércio; comerciar. 2. Fazer negócios; comerciar. 3. Manter relações para concluir tratados ou convênios. (Novo dicionário Aurélio).

Negociar sempre fez parte da história da humanidade, mas com tanta evolução de conhecimento e informação o bom entendimento desse processo se tornou essencial dentro das empresas e também na vida pessoal de todos nós.

O desenvolvimento das habilidades de negociar passa pela compreensão em três dimensões: a dimensão humana, a dimensão estratégica e a dimensão cognitiva. A humana engloba a capacidade de bom relacionamento extra pessoal. Dimensão estratégica significa conhecer bem as técnicas de negociação e a cognitiva atrela o conhecimento da questão ou produto a negociar.

Toda ação negociadora deve estar voltada para o ganho, lucratividade. Mas preste atenção: existem duas formas de ganhar. Uma: às custas da outra parte. Outra: chegando a um acordo em que os interesses relevantes das partes sejam atendidos.

 Sete regras de ouro do Programa de Negociação da Harvard Business School

1. Prepare-se muito bem.
2. Coloque-se no lugar do cliente.
3. Pense com inteligência nos interesses de cada parte e não nas posições.
4. Critérios objetivos decidem o que é justo.
5. Destaque vantagens mútuas que valorizem a sua oferta.
6. Desenvolva um plano B e um plano C.
7. Construa uma ponte dourada entre você e a outra parte.

Emprego e Renda 14-03-2012 Formação Profissional

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.