Produção de Queijos Finos e Mofados

Todos os queijos apresentam em sua composição os seguintes elementos: água, proteínas, gordura, cloreto de sódio (sal), lactose, ácido lático, sais

Fazer queijos finos e mofados é simples e econômico.

Todos os queijos apresentam em sua composição os seguintes elementos: água, proteínas, gordura, cloreto de sódio (sal), lactose, ácido lático, sais minerais e vitaminas. À medida que o queijo vai envelhecendo ou curando, há uma diminuição do teor de água contida no produto. As proteínas, a gordura e a lactose são transformadas durante a fabricação, em especial durante o processo de maturação ou cura. Essas transformações é que conferem aos queijos sabor e textura.

De acordo com Alberto Valentin Munk, do Centro de Ensino e Pesquisa do Instituto de Laticínios Cândido Tostes – ILCT – da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG e professor do curso Produção de Queijos Finos e Mofados do Centro de Produções Técnicas – CPT, a fabricação de queijo permite aumentar a conservação do leite, já que o leite in natura é produto altamente perecível. Sendo o queijo um produto de fácil escoamento, torna-se possível evitar a perda de tão importante e nutritiva matéria-prima. A industrialização, mesmo em escala artesanal, promove o desenvolvimento da região e aumenta a renda de quem investir neste produto.

Queijo Camembert

O queijo Camembert é um queijo com as seguintes características:

  • Massa crua;
  • Não prensada;
  • Maturado;
  • Coberto com mofo branco;
  • Sabor forte e típico.

Rendimento: 7 litros de leite por quilo de queijo.
Formato: cilíndrico, com 3 cm de altura.

O queijo Camembert brasileiro é de boa qualidade com características próximas ao original francês. Normalmente, apresenta um teor de umidade mais baixo, sendo assim um pouco mais firme, com uma consistência mais adequada ao clima tropical, o que confere ao queijo uma durabilidade um pouco maior. Com a maturação é mais lenta, o queijo quase sempre apresenta sabor mais suave que o Camembert francês com o mesmo tempo de cura.

O consumidor desavisado corre o risco de comprar um queijo com maturação incompleta. Há, porém, razões comerciais para as fábricas procederem dessa maneira: o Camembert é um queijo de maturação delicada e se deteriora rapidamente quando não é mantido sob condições de refrigeração, situação nem sempre presente nos supermercados brasileiros.

Queijo Gorgonzola

O queijo Gorgonzola é de origem italiana e vem sendo fabricado naquele país há muitos séculos. Até meados da década de 70, fabricava-se no Brasil um queijo similar, denominado tipo Roquefort. Como não era fabricado com leite de ovelhas (tal qual o original francês), passou a ser denominado tipo Gorgonzola.

O Gorgonzola brasileiro se apresenta em formato cilíndrico, peso de cerca de 3 kg, massa de textura aberta, com veias azuis-esverdeadas do crescimento interno do Penicillium. Quando curado adequadamente, seu aroma é pronunciado e seu sabor é acentuado, bem típico. Apresenta consistência macia, um pouco pastosa e quebradiça.

A maior da fabricação no Brasil é feita em Minas Gerais. Geralmente, o queijo é colocado ainda novo no mercado (com 20 a 25 dias), no formato de cunha (aproximadamente 250 gramas). É considerado um queijo nobre e, recentemente vem ganhado maior espaço no mercado.

Queijo Morbier

Morbier é um queijo de origem francesa, produzido originalmente na região francesa de Comté, de massa lavada, consistência macia, sabor suave, textura fechada e que apresenta em seu interior uma linha formada de carvão vegetal, produzida durante o processo de enformagem. Sua massa é flexível e doce, com sabor levemente metalizado, tornando-se um queijo surpreendente e cuja aparência única sempre agrada.

A camada inferior do queijo consiste do leite de manhã e a camada superior é feito do leite da noite. O processo foi desenvolvido quando os fazendeiros não conseguiam produzir tudo de uma só vez. O leite não era suficiente para encher o molde, assim eles o enchiam até o meio com o leite de manhã, espalhavam cinzas de madeira em topo do leite para formar uma crosta e então adicionavam o leite excedente da noite.

Originalmente, o queijo Morbier foi feito de vestígio curado para o consumo pessoal dos criadores de queijo de Comté. O aroma de Morbier é achado algo censurável por alguns, embora o sabor seja rico e cremoso, mas levemente amargo. As cinzas não têm nenhum sabor.

Formato: cilíndrico
Textura: fechada
Cor: amarelo ouro
Rendimento: 8,51 kg
Peso: 2,5 a 2,8 kg


Vídeo Produção de Queijos Finos e Mofados:

 

 

Conheça algumas orientações sobre as normas que devem ser seguidas à instalação de uma indústria de queijos, qualquer que seja sua capacidade.

Emprego e Renda 04-05-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Valter rufino da silva

09-07-2020

Tenho interesse em fazer o curso de queijos finos. Já produzo queijo artesanal. Aguardo contado.

Resposta do Emprego e Renda

17-07-2020

Olá,Valter 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

MARCIO

04-06-2018

Olá, me interesso pelo curso de queijos finos. Aguardo retorno.

Resposta do Emprego e Renda

06-06-2018

Olá Marcio, Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

BRUNO BUENO

25-05-2018

Gostaria de comprar um curso de queijos fino e mussarela como faço?

Resposta do Emprego e Renda

28-05-2018

Olá Bruno Bueno, Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com mais informações e esclarecimentos sobre os cursos do seu interesse. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Irineu Ferreira Pompeo

01-04-2017

Boa tarde! Onde fazer o curso presencial? Grato!

Resposta do Emprego e Renda

03-04-2017

Olá Irineu Ferreira Pompeo, Nossos cursos são todos a distância. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para mais informações sobre o curso. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

Mocircnica

18-01-2017

Bom dia,queria vender queijos finos na minha cidade.

Narbal

10-08-2016

Bom dia,gostaria de saber se a possibilidade de fazer o curso de queijos finos com aula presencial.

Resposta do Emprego e Renda

18-01-2017

Olá Narbal, O CPT possui cursos na área que podem lhe ser de grande ajuda. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

BERNADETE MARIA RACHOR

29-05-2016

COMO E AONDE EU PODERIA FEZER UM CURSO DESTE NIVEL PARA ME APERFEISOAR MAISE PODER COLOCAR MEU PRODUTO NO COMÉRCIO

Resposta do Emprego e Renda

30-05-2016

Olá Bernadete, Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Produção de Queijos Finos e Mofados. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos

JOSE ALBERTO DE ALBUQUERQUE

24-05-2016

Gostaria de receber instruções como fazer queijos e iorgute e tambem o capital para inciar

Resposta do Emprego e Renda

27-05-2016

Olá José Alberto, Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área de Laticínios. Atenciosamente, Ana Carolina dos Santos