Wireless - Mobilidade e tecnologia

Até pouco tempo, internet era sinônimo de fios e mais fios azuis trançando pela casa e pelo ambiente de trabalho. Com o avanço da tecnologia, foi

Até pouco tempo, internet era sinônimo de fios e mais fios azuis trançando pela casa e pelo ambiente de trabalho. Com o avanço da tecnologia, foi possível utilizar internet sem fio (wireless), que permite a transmissão de diversos tipos de dados por meio de ondas de rádio.

O desenvolvimento desta tecnologia e a grande oferta de internet banda larga, ampliaram o crescimento desse tipo de rede e possibilitaram que ela fosse instalada a uma velocidade poucas vezes vista na área da informática. Sabe-se, hoje, que milhares de redes sem fio foram implantadas em pouco mais de dois anos e esses números só tendem a crescer.

Existem basicamente dois grandes tipos de redes do mercado, a rede cabeada e a rede sem fio.

Rede cabeada

A rede cabeada caracteriza-se por ligar ou conectar diversos equipamentos, com o computador ou impressora, por meios de cabos. Para que esses equipamentos sejam interligados são necessários concentradores, com os switches e hubs.

Estes switches possuem um número de portas fixo, normalmente de 8, 16 e 24 portas, sendo uma porta para cada PC. Para que os computadores entrem em rede, eles precisam ser conectados a este switch por cabos específicos. A quantidade de máquinas que poderá fazer parte dessa rede cabeada é limitada à quantidade de portas que esse concentrador possui.

Rede sem fio

No caso de redes sem fio, em princípio, não existe essa limitação, porque o sinal da rede passará a se propagar por ondas de rádio, captados por uma antena.

Basta ser instalada uma placa de rede sem fio em cada computador, realizar as devidas configurações e pronto, os computadores e equipamentos estarão trocando arquivos e trabalhos de impressão, com uma configuração muito rápida, sendo feita em poucos minutos. Acrescente a vantagem de não ser necessária a passagem de cabos, a quebra de paredes ou a instalação de dutos, canaletas, eletrocalhas.

Com o barateamento das redes sem fio, nos últimos anos, isso tudo tem sido realizado com um custo muito acessível.

O curso Instalações de Redes sem Fio (wireless) do CPT - Centro de Produções Técnicas, tem como principal objetivo oferecer informações práticas e claras a respeito de como se deve instalar e configurar uma rede wireless para ambientes internos, abordando uma gama de ensinamentos:

  • Instalação de adaptador wireless
  • Redes Bluetooth e AD HOC
  • Redes de infraestrutura
  • Redes de infraestrutura associada à rede cabeada
  • Redes de infraestrutura com router conectado a internet
  • Problemas de sinal na rede sem fio

O curso conta, ainda, com a Coordenação Técnica do Prof. Marcilio Bergami de Carvalho, técnico em informática que há mais de 20 anos atua na área de redes e sistemas operacionais.

 

 

Emprego e Renda 21-03-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.