O futuro das franquias

No contexto de dura competitividade no mundo dos negócios, que vivemos hoje, é importante parar um pouco e pensar no futuro das franquias. As

No contexto de dura competitividade no mundo dos negócios, que vivemos hoje, é importante parar um pouco e pensar no futuro das franquias. As empresas franqueadoras repassam aos seus franqueados o modelo de sucesso que desenvolveram. Transferem o know how de operação de um negócio que vem dando certo. Mas, o que está sendo feito para garantir, no futuro, o sucesso e prestígio que a marca desfruta hoje no mercado?

 Para saber planejar o futuro é essencial ter uma visão clara do presente. A liderança de hoje não assegura a liderança de amanhã. Quem quiser liderar no futuro precisa, desde já, construir seu caminho.

Franqueador e franqueado precisam trabalhar juntos, com real espírito de parceria, em busca do desenvolvimento e modernização constante da franquia. Precisam ter uma boa visão do futuro para saberem se ajustar, à medida que ele vem chegando. O franqueado recebe a receita do sucesso, mas tem que aplicá-la com competência, comprometendo-se a garantir e perpetuar o sucesso de seu empreendimento e da franquia que lhe dá suporte.

O requisito para criar o futuro é formar dentro da rede uma visão compartilhada do desenvolvimento da franquia, e com esforço e união do grupo, aprender a fazer da inovação uma rotina. Para isso, não basta que somente o franqueador e a franqueados estejam comprometidos com a franquia, mas toda a equipe de funcionários. Treinar, administrar e motivar um grupo de funcionários eficientes e produtivos são condições decisivas para a franquia crescer e permanecer no sucesso.

Criar o futuro nas franquias deve ser um processo constante, conduzido com calma e formado pela síntese da visão de toda a rede, com o objetivo de torná-la sempre melhor, conduzindo-a a assumir a dianteira nas mudanças, já que elas são inevitáveis.

O dia a dia do negócio dá sinais de como o futuro está sendo tratado na empresa, se o “urgente prevalece sobre o importante” é sinal de que o futuro está sendo deixado de lado. Franqueador e franqueados precisam assumir o compromisso mútuo de construir diariamente sua história de sucesso, de olho no mercado, desenvolvendo a capacidade de antever as mudanças necessárias para garantir hoje o futuro da franquia.

De acordo com Carlos Rubens Pinto, professor do curso Como tornar sua empresa uma franqueadora do CPT – Centro de Produções Técnicas, “o Brasil ocupa hoje o terceiro lugar no ranking mundial do franchising, perde apenas para os Estados Unidos e Japão em número de empresas franqueadoras. Novas franquias estão sempre chegando ao mercado, e a pergunta que sempre faço é: como lançar uma nova franquia em um mercado dominado por grandes marcas? O assunto é complexo e merece cuidadosa reflexão”.

As novas franquias precisam trazer algo de novo, pois é com inovações que elas se tornam capazes de agitar o mercado e superar a concorrência. Porém, é fundamental, antes de tudo, analisar bem as suas reais possibilidades de sucesso. Como o franchising não nos permite franquear ideias, somente negócios prontos, qualquer empreendimento antes de tornar franquia precisa ser testado por meio de uma unidade própria do futuro franqueador.

Emprego e Renda 22-03-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.