A venda ao cliente é a única possibilidade de realizar lucro, e uma boa estratégia de vendas propicia equilíbrio financeiro, naturalmente quando os custos e despesas estão controlados e os recursos ajustados às exigências do ciclo de operações da empresa.
Segundo Hélvio Tadeu, professor do curso Administração financeira na pequena empresa do CPT Centro de Produções Técnicas, a motivação para conquistar maiores volumes de vendas apoia-se nas seguintes justificativas:
A empresa monta uma equipe de vendedores, que é a sua força-tarefa de vendas. Para vender mercadorias, os vendedores passam por estágios que despertam o interesse do cliente pelo produto ou serviço, e quebram a resistência pelo preço e condições de pagamento.
Comissão de vendedores
Os vendedores atravessam as fronteiras entre a empresa e seus clientes. Mesmo a mercadoria mais atraente não se vende mais sozinha. As empresas precisam comunicar-se com seus clientes para estimular necessidades, fornecer informações para ajudá-los a avaliarem a mercadoria e encorajá-los a tomar decisões de compras.
Essas comunicações são entregues por meio de anúncios, promoções de vendas, propagandas, sinais e exposições nas lojas e por meio dos vendedores.
Muitos comerciantes chamam seus vendedores de associados de vendas ou consultores de vendas. Esses termos reconhecem a importância e natureza profissional das funções de vendas e evitam a imagem negativa que, às vezes, é relacionada ao termo vendedor. Eles também enfatizam que o papel do vendedor é usar seu conhecimento sobre a mercadoria para ajudar o cliente a solucionar seu problema da mesma forma que um consultor de negócios.
Uma das formas tradicionais de premiar o desempenho do vendedor é pela comissão sobre as vendas, normalmente percentual. Outros programas de remuneração existem como medidas de satisfação de clientes, participação nos lucros, ganho pelo aumento na margem de contribuição, mas a comissão percentual sobre as vendas é a forma mais simples e tradicional de premiação.
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O percentual de remuneração depende do produto e das características do negócio, como as marcações em preço, competição, valor agregado ao produto e outros. Dessa forma, cada empresa define seu percentual de comissão e a forma de pagamento. Boas vendas!