Tomada de decisões

A qualidade da informação faz crescer a capacidade de tomada de decisão, na medida de sua adequação às responsabilidades do administrador e do

A qualidade da informação faz crescer a capacidade de tomada de decisão, na medida de sua adequação às responsabilidades do administrador e do controle de variáveis associadas à decisão.

Existe uma crença simples, mas forte, na sociedade da informação: a maneira mais significativa de diferenciar uma empresa da concorrência, o modo de se distanciar dela, é fazer um trabalho destacado com a informação.

A maneira como a empresa reúne e administra a informação para geração de conhecimento determina se vencerá ou perderá. Há mais concorrentes. Há mais informações disponíveis sobre eles e o mercado, que é global.

O mercado muda numa velocidade nunca experimentada. Medida em meses, não mais em décadas, a evolução no fluxo de informações torna-se fator em aceleração permanente no existir de uma empresa. Descortina um mundo no qual 50% dos produtos que compunham o cotidiano dos consumidores no início da década de 90 não existiam 25 anos antes. Um mundo que muda na proporção de 75% em 35 anos, dos quais 50% entre 1968 e 1993, e onde se estima que 50% dos objetos que formarão o universo dos consumidores dentro de dez anos ainda não foram inventados.

As empresas vencedoras são aquelas que desenvolvem um sistema onde a informação possa fluir com facilidade entre os setores, pessoas e equipamentos, de forma a produzir satisfação em clientes, fornecedores, funcionários, todos que compõem o ambiente externo e interno, tornando-a menos vulnerável às oscilações do mercado.

O sucesso da boa gestão de recursos (estruturais e financeiros) e de pessoas na empresa depende da produtividade da informação que flui, de sua relevância, expressa na melhoria de processos, na qualidade de produtos e serviços, na fixação da marca no mercado, no melhor atendimento aos clientes. Independente de bons recursos – funcionários competentes, produtos excelentes, boa vontade dos clientes, disponibilidade de caixa, equilíbrio financeiro – faz-se necessário um fluxo rápido e produtivo de informações para dinamizar processos, elevar a qualidade e melhorar a execução dos serviços.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso Administração financeira na pequena empresa do CPT – Centro de Produções Técnicas, “o uso adequado da informação é a força vital das empresas, sujeitas a acelerado avanço tecnológico, pois permite melhor aproveitamento das pessoas e constante aprendizado com os clientes”.

Além de propiciar melhoria dos resultados, o uso da informação torna possível o surgimento de novas ideias dentro da empresa, pois uma posição sólida hoje não garante o sucesso de amanhã. O importante é que os gerentes tenham as informações necessárias para compreender sua posição no mercado, qual poderia e o que deveria ser o próximo grande negócio, habilitando-o a responder questões complexas sobre novos investimentos.

 

Emprego e Renda 23-03-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.