Contas a pagar?

As contas a pagar se referem à quantia devida aos fornecedores, basicamente pelo estoque de mercadoria. São uma importante fonte de financiamento em

As contas a pagar se referem à quantia devida aos fornecedores, basicamente pelo estoque de mercadoria. São uma importante fonte de financiamento em curto prazo. As empresas compram de fornecedores mercadorias a crédito.

Quanto mais longo o período de tempo que tem para pagar a mercadoria, maiores são suas contas a pagar, e menor a quantia que tem de pegar emprestado de instituições financeiras.

Como as empresas normalmente não precisam pagar juros sobre as contas a pagar de fornecedores, elas têm um forte incentivo para negociar um longo período de vencimento de contas.

Os fabricantes dedicam recursos consideráveis para criar a demanda para seus produtos. Como resultado, a empresa necessita relativamente de menos dinheiro para as despesas de vendas. Pode estocar quantidades menores de produtos e estabelecer uma rede de suprimentos de mercadorias que diminui o tempo de permanência dessas no estoque. Dessa forma, diminui o custo de manutenção do estoque, e a empresa precisará de menos recursos financeiros para suas atividades.

Projeção de pagamentos a efetuar

As duplicatas a pagar são o capital original de uma dívida mais os juros devidos por uma empresa a instituições financeiras (bancos), que têm vencimento e devem ser pagas em menos de um ano.

Esses pagamentos devem ser controlados para não comprometer as disponibilidades da empresa. Um controle detalhado é apresentado na tabela a seguir, a qual o Portal Emprego e Renda oferece para que você tenha controle de suas dívidas. Para que o controle seja preciso, preencha todos os campos da tabela, inclusive após o pagamento, especificando a data, número do cheque e o valor pago. Clique aqui, veja e imprima o seu Controle de contas a pagar.

 

Planejamento de resgate de débitos

Uma situação extrema pode acontecer quando a empresa não consegue honrar seus compromissos junto a fornecedores de mercadorias. Pode perder o crédito e dificultar a manutenção dos estoques para a venda. Perder a confiança dos fornecedores é temeroso, pois compromete a manutenção das atividades e aumenta as despesas financeiras.

Algumas decisões são importantes para evitar a inadimplência junto a fornecedores, onde se destaca:

  • Planejar as compras: a empresa deve comprar mercadorias que vendem, e evitar a aquisição daquelas promoções dos fornecedores de lançamentos ou lote de produtos;
  • Identificar fornecedores alternativos: ter sempre três fornecedores por linha de produtos. Essa prática aumenta o poder de negociação das empresas;
  • Comprar menores quantidades mais vezes: procurar adquirir menores quantidades de mercadorias e comprar em períodos menores. Algumas empresas já fazem compra diária. Essa prática possibilita equilibrar o caixa, mesmo que a empresa perca alguma promoção ou até desconto do fornecedor;
  • Usar o fluxo de caixa: toda compra deve seguir o planejamento do fluxo de caixa. Somente com o fluxo à mão, a empresa pode planejar os pagamentos futuros, e saberá se terá condições de honrá-los naquela data.
 

 

Emprego e Renda 23-03-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.