Como escolher a melhor oportunidade?

Alguns empresários têm o feeling para reconhecer boas oportunidades e seu maior problema é escolher a mais vantajosa para sua empresa. Como

Alguns empresários têm o feeling para reconhecer boas oportunidades e seu maior problema é escolher a mais vantajosa para sua empresa. Como identificar aquela que vai gerar o desenvolvimento de um novo e rentável produto?

Toda seleção baseia-se em critérios e muitas empresas estabelecem suas condições que vão orientar sua busca e escolha de projetos vantajosos. De acordo com Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do curso Marketing para Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “predefinir critérios é importante para qualquer empresa ou gestor, independente do seu poder de investimento, porque significa concentrar-se nas ideias que melhor se encaixam no seu negócio e no seu bolso”.

Para cada boa ideia, é preciso medir e comparar seu potencial de lucro e seu potencial de risco e desta forma alcançar a probabilidade de sucesso do lançamento de um novo produto. Esta probabilidade geral de sucesso (pgs) é alcançada por meio da multiplicação das três estimativas de probabilidades, medidas separadamente: probabilidade de conclusão de parte técnica (pcpt), probabilidade de comercialização após a conclusão de parte técnica (pccpt) e probabilidade de êxito econômico com comercialização (peec), em que: pgs = pcpt . pccpt . Peec.

Mas, e quando a oportunidade precisa ser criada? É possível construí-la? Do ponto de vista do marketing este é um desafio possível de resolver, a partir da compreensão do que seja a construção da demanda, composta por três processos: obter clientes, mantê-los e aprofundar o relacionamento com eles.

Outra possibilidade de construir a demanda é aplicar o modelo das nove maneiras de expandi-la, apresentado por Philip Kotler. Confira, clique aqui, veja e imprima.

 

 

Emprego e Renda 29-03-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.