Não deixe que os laços familiares prejudiquem a gestão da empresa

Aproximadamente 75% das empresas existentes no mercado são familiares. Estas possuem relevante papel na contribuição social e econômica do Brasil. O

Aproximadamente 75% das empresas existentes no mercado são familiares. Estas possuem relevante papel na contribuição social e econômica do Brasil. O desenvolvimento de uma empresa familiar é impulsionado, normalmente, por necessidades econômicas, pelo desafio da conquista ou por uma insatisfação com o momento profissional. Mas várias podem ser as motivações.

Os laços estreitos entre a família não podem dificultar a gestão da empresa familiar. Algumas análises podem diminuir os atritos familiares, profissionalizar e ajudar no melhor planejamento para o crescimento e a sucessão do seu negócio.

O fundador é a peça essencial da empresa familiar, dedica a história de sua vida para a concretização de um sonho. É o centralizador, sua visão gera prioridades e atividades, e é o seu comportamento que determina as decisões e os valores da empresa.

Cabe ao fundador atribuições de extrema importância como contratar membros da família e prepará-los para determinados cargos, distribuir tarefas entre os herdeiros, e preparar a transição do controle da empresa.

Aos herdeiros é depositado uma grande expectativa; espera-se que eles saibam continuar o trabalho dos pais, de igual ou melhor forma. Por isso, a competência e a dedicação destes são fundamentais.

O herdeiro é responsável por dar continuidade ao trabalho do fundador, desempenhar o papel de sucessor aplicando novas técnicas para que a empresa se adapte às mudanças de sua geração. Sendo assim, ele precisa ser um profissional e ter amor pelo negócio.

Sua formação profissional deve prepará-lo para exercer qualquer papel, seja de acionista, conselheiro ou gestor. Tendo sempre a consciência de circular por todas as áreas da empresa para compreender o negócio como um todo.

Segundo Nerina Aires Coelho Marques, professora do curso Finanças na Família – Administração e Controle, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, os pais devem compartilhar as metas e as estratégias da empresa com os filhos, para que estes saibam controlar os gastos. Saber planejar contribuirá para o sucesso e continuidade da empresa.

 
 

 

Emprego e Renda 29-03-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.