Vantagens de uma franquia

A franquia é um tipo de empreendimento que consiste na abertura de um negócio que faz uso de uma marca já existente, seguindo sua forma peculiar de

A franquia é um tipo de empreendimento que consiste na abertura de um negócio que faz uso de uma marca já existente, seguindo sua forma peculiar de operar as atividades. Segundo dados do Sebrae, enquanto 80% das empresas normais fecham ao fim de 5 anos, apenas 8% a 15% das franquias decretam falência, o que mostra o quanto essa alternativa é válida para os investidores.

Para saber melhor sobre esse assunto, temos que tomar conhecimento dos conceitos envolvidos. Os participantes dessa modalidade são o franqueador e o franqueado. O primeiro é o detentor da marca e o segundo é aquele que deseja obter o direito de implementá-la.

Nessa transação são concedidos ao franqueado, o uso da marca, da tecnologia, dos serviços ou produtos e, além disso, são realizadas consultorias operacionais por parte do franqueador. No entanto, antes que o acordo seja selado, são feitas uma série de exigências de adequação. Uma marca conceituada, não permite de maneira nenhuma que uma franquia fira a excelência que ela cultua.

A troca de benefícios se configura por um pressuposto interessante. Quem deseja abrir o novo estabelecimento, sabe que ao fazer uso de uma marca renomada, suas chances de sucesso são consideráveis. E quem vende o direito da franquia, no caso o franqueador, tem um custo muito baixo na transação, já que a grande maioria do capital é investido pelo franqueado. A marca tende a se fortificar com tal prática, pois está sendo expandida para mais localidades, entre outras vantagens.

A questão legislativa deve ser bem observada para que o acordo feito respeite as normas da legislação brasileira que fazem alusão a esse tipo de situação.

Temos como exemplo de franquias, marcas muito conhecidas. Subway, Cacau Show, Chili Beans, O Boticário são empresas famosas no Brasil e que em muitos lugares se apresentam no panorama descrito acima. Muitas delas geram retornos excelentes, que satisfazem totalmente os seus donos.

Para você que deseja empreender, desenvolver um negócio que seja mais seguro, ou você que deseja ampliar a sua marca de maneira estratégica, sem desembolsar grandes quantias, uma atenção especial a esse mercado. Ele está crescendo e tornando-se cada vez mais atrativo para ambas as partes.

De acordo com Carlos Ruben Pinto, Professor do Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, com um bom planejamento e uma análise precisa da viabilidade do negócio, é possível resgatar o investimento inicial antes mesmo do primeiro ano. Não perca tempo, se informe e busque otimizar o seu negócio, seja tanto na posição de franqueador, como na de franqueado.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Emprego e Renda 24-07-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.