Família versus Trabalho

Todos nós queremos ter sucesso na vida profissional, buscamos uma boa qualidade de vida, conforto e tranquilidade. Nos doamos ao máximo na faculdade

Todos nós queremos ter sucesso na vida profissional, buscamos uma boa qualidade de vida, conforto e tranquilidade. Nos doamos ao máximo na faculdade e depois buscamos ingressar no mercado de trabalho da melhor forma. Quando já estamos trabalhando, continuamos almejando mais. Um cargo melhor, uma remuneração melhor e melhores benefícios são desejos que sempre povoam nossa mente.

Simultaneamente, construímos nossa vida pessoal. Conhecemos pessoas, namoramos, casamos, temos filhos, constituímos uma família. Difícil encontrar quem não tem como objetivo desenvolver dessa forma os dois âmbitos citados.

Eis que chega um momento crucial na vida de todos. Você está a todo vapor profissionalmente, subindo degraus importantes, atingindo melhores patamares. Pelo lado pessoal, seus filhos nascem e começam a crescer. Ver nossos descendentes darem seus primeiros passos, falarem pela primeira vez, abrirem o primeiro sorriso propicia um dos momentos mais gostosos na vida. É, de fato, todos querem estar presenciando esses momentos singelos. E o que tanto questionamos é como dosar e conciliar de maneira adequada essas duas faces tão importantes da vida.

Essa não é uma pergunta simples de se responder. Muitas pessoas sofrem com a falta de tempo para dar atenção a sua família, justamente por estarem lutando para que nunca falte nada a ela. Paradoxal, não? Mas esse é um dilema presente na sociedade e que merece uma atenção especial. Segundo estudo do Conselho Americano de Empresas e Pequenos Negócios, a forma como pequenos empresários melhor definem "sucesso" é quando conseguem equilibrar a vida pessoal com o profissional.

Uma questão complexa como essa não apresenta uma solução simples, mas podemos nos questionar da seguinte forma: o quanto sua carreira tem afetado sua vida pessoal? Você precisa subir mais do que já subiu, considerando o impacto que isso viria a ter na relação com sua família? A nossa felicidade está diretamente relacionada com as decisões que tomamos ao longo da nossa vida.

O sucesso pode estar atribuído ao simples fato de sua família estar bem de saúde, ou por outro lado, pode estar ligado à condição financeira que você proporciona a seus filhos. Mas uma coisa é certa, você deve se organizar para que não fique ausente de quem você mais ama. Entre família e empresa, certamente escolha priorizar a primeira.

Enfim, antes de fazermos escolhas, devemos colocar na balança a importância das coisas. Segundo Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso Gerenciamento do Tempo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a forma como aproveitamos nosso tempo é de suma importância para obtermos sucesso nas atividades.

Então, aproveite ao máximo o tempo que você tem com sua família e também dedique-se ao máximo no trabalho para que, ainda de forma desgastante, consiga conciliar os âmbitos profissionais e pessoais da sua vida, sem que você se comprometa em um deles. É possível, basta se organizar e reconhecer o devido valor de cada coisa.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Victor Monteiro 31-07-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.