Comece a construir seu patrimônio

O ciclo da vida tem sua primeira parte dividida entre infância, adolescência e o começo da vida adulta. Nas duas primeiras, passamos por momentos de

O ciclo da vida tem sua primeira parte dividida entre infância, adolescência e o começo da vida adulta. Nas duas primeiras, passamos por momentos de construção de caráter, de valores básicos, sendo nossos pais agentes fundamentais.

No entanto, chega um momento da vida em que buscamos a independência tanto pessoal como financeira. A partir daí passamos a andar com as próprias pernas e a enfrentar nossos próprios desafios.

Diante da independência, o que fazer com tudo aquilo que adquirir, uma vez que a proteção e o resguardo antes proporcionados pelos pais já não se aplicam mais a sua vida? O planejamento é fundamental para a construção do futuro.

A construção do patrimônio é pautada no modo em que você investe seu capital. Já está mais que provado que as pessoas mais bem sucedidas adotaram uma política de contenção de gastos, só dispendendo seu capital para coisas necessárias, evitando o consumo alto de coisas supérfluas.

Realmente, quando levamos uma vida consumista, fica mais difícil acumularmos capital para aquisições mais significativas. Um carro, uma casa, ou um apartamento, e um curso mais oneroso são “conquistas” que todos almejam. No entanto, é preciso que essas compras sejam feitas com sabedoria, pois são bens valiosos e requerem um comportamento de compra complexo.

Devido a essa complexidade na escolha, trazemos dicas para quem quer comprar um apartamento, exemplo de um bem muito desejado por todos, pagando de forma parcelada:

* Pesquise bastante nos locais (bairros) que você prefere, no entanto, não se restrinja a esses locais. Talvez um local próximo a ele, financeiramente, pode valer muito mais a pena.

* Faça uma busca sobre os apartamentos que serão construídos, aqueles que estão sendo vendidos na planta. Nesse caso, normalmente, é necessário um capital para dar de entrada. Além disso, escolha uma construtora de confiança. Para descobrir, pesquise sobre a procedência e o histórico da empresa.

* Faça um planejamento financeiro considerando duas situações. A primeira, que você tenha um emprego estável, que tenha longo prazo de duração garantido. Como ocorre com as pessoas concursadas. Nesse caso, é mais fácil. Basta você se organizar para viver com o capital total, subtraído do capital gasto por mês nas parcelas do apartamento.

A segunda é mais complexa. É aquela em que você não tem a certeza de que sua renda mensal perdurará até o fim do pagamento das parcelas. Nesse caso, você deve ter um plano de contingência, ou seja, desenvolva alguma alternativa de pagamento. Junte um capital e deixe-o reservado, para ser usado em caso de imprevisto. Prestando atenção nesses detalhes, aumentam-se muito as chances de acertar na escolha da compra

Segundo Nerina Aires Coelho Marques, professora do Curso Finanças na Família - Administração e Controle, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, um erro que deve ser evitado é a compra inconsequente. De maneira alguma, você deve comprar bens de alto valor, movido pelo impulso. Qualquer ação nesse sentido deve ser feita de maneira extremamente cautelosa e planejada.

Fica evidente para vocês que desejam começar a construção de um patrimônio, comprando um apartamento ou um carro, a importância de um estudo prévio da viabilidade desse ato. Organize seus planos com base nas suas finanças e gaste de maneira inteligente. No fim, você verá que o resultado é gratificante.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 03-08-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.