Você é empreendedor por necessidade ou oportunidade?

O empreendedorismo vem crescendo cada vez mais e o Brasil configura-se como um dos países mais empreendedores do mundo. Isso motiva as pessoas a

O empreendedorismo vem crescendo cada vez mais e o Brasil configura-se como um dos países mais empreendedores do mundo. Isso motiva as pessoas a encararem o desafio de colocar em prática ideias de negócio que lhes propiciem renda.

Os motivos que levam as pessoas a empreender podem ter naturezas divergentes. As duas vertentes que explicam as razões pelas quais uma pessoa ou um grupo de pessoas decidem estabelecer um novo negócio são a necessidade e a oportunidade. É importante que tenhamos ciência das implicações de cada uma delas.

A de necessidade é aquela típica situação de alguém que está desempregado, sem atividades remuneradas e não consegue recolocar-se no mercado. Pela falta de opção, torna-se obrigado a desenvolver alguma forma de obtenção de renda para contornar seus problemas financeiros.

Normalmente, é desempenhado por pessoas que não apresentam um currículo muito atrativo. A falta de um curso superior leva a crer que o gestor terá mais dificuldades nessa empreitada. Mas, apesar do baixo grau de formação, o sucesso é alcançável. Para isso, é preciso buscar o conhecimento prévio sobre o mercado, sobre tudo que envolve a abertura de uma empresa, além de outras informações que possam auxiliar.

Já a de oportunidade é aquele caso em que o empreendedor enxerga a carência de algum produto ou serviço em uma determinada região e decide, de maneira oportuna, promover a implementação de um negócio.

Esse tipo é formado por pessoas que possuem um conhecimento relevante. Para identificar essas necessidades é preciso que se tenha visão e poder de análise consideráveis. Muitos saem de empregos fixos para se dedicarem a uma nova atividade. Outros valem-se de poupanças e capital ocioso para empregarem em empreendimentos que lhes são atrativos.

No Brasil, anos atrás, havia mais empreendedores por necessidade do que por oportunidade. Hoje, com uma melhora significativa no mercado de trabalho e o aumento do número de empregos, a quantidade de empreendimentos por oportunidade ultrapassa em mais que o dobro os empreendimentos por necessidade. No país, quase 68% dos empreendimentos atuais são feitos pela identificação de alguma oportunidade.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ao abrir um negócio próprio, o gestor deve estar ciente de todos os caminhos possíveis que podem vir a ser trilhados pela empresa e, previamente, estabelecer planos secundários para cada situação.

Independente do tipo do empreendimento, características como liderança, criatividade, paciência, comprometimento e foco são fundamentais para o êxito do negócio. Porém, não funcionam sem o auxílio do conhecimento.

O administrador deve procurar desenvolver esses atributos, mas, além disso, é imprescindível que ele busque o conhecimento e a aptidão na hora de empreender.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

 

Victor Monteiro 02-08-2012 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.