Descubra o diferencial oferecido pela Pesquisa de Mercado

Muitas empresas são criadas por pessoas que se arriscam (muitas vezes despreparadas para abrir seu próprio negócio), com o intuito de ganhar dinheiro e fazer sucesso. Sem o mínimo de conhecimento sobre o assunto, muitas delas vêm a falência por não apresentar requisitos necessários para sua permanência no mercado competitivo, não tendo acesso à informações indispensáveis para que o objetivo do empreendedor seja atingido.

Visando sempre oferecer o melhor atendimento ao seu mercado-alvo, as organizações devem sempre procurar conhecer melhor seu campo de atuação, dispondo de informações relevantes para a tomada de decisão. Por meio de uma pesquisa mercadológica, é possível conhecer as preferências dos consumidores em relação à produtos, serviços, publicidade e marcas, permitindo que a atividade de marketing seja baseada em informações concretas. Através de questionários, perguntas pontuais são destinadas aos consumidores para que o empreendedor possa conhecer os problemas e as oportunidades envolvidas e que indique caminhos que reduzam as incertezas.

Para uma pesquisa de marketing de sucesso, é preciso que sejam abordadas informações referentes aos clientes (a razão de ser de qualquer negócio), os concorrentes (é preciso identificar quais são diretos e quais são indiretos) e os fornecedores (é importante que existam relações de parceria). Através das informações coletadas, é possível que exista um gerenciamento dos problemas encontrados na pesquisa, transformando os dados em oportunidades para a organização.

É importante lembrar que o questionário é um levantamento e um estudo do mercado. A partir dele, é possível melhorar o atendimento e as vendas de um estabelecimento já existente, ou, ainda, começar a traçar o caminho para o novo negócio.

O curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz um conteúdo completo a respeito da abertura e administração de pequenos empreendimentos, abordando tópicos importantes para que uma pequena empresa seja um grande negócio.


Escrito por: Paula Leal de Oliveira Martins

 

Victor Monteiro 12-04-2013 Matérias

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