Limpeza e geração de renda

Ambiente limpo, organizado e saudável é pré-requisito para um bom estado de espírito. Um local organizado proporciona mais rendimento em qualquer

Ambiente limpo, organizado e saudável é pré-requisito para um bom estado de espírito. Um local organizado proporciona mais rendimento em qualquer atividade exercida. Conhecendo esses benefícios, as empresas investem cada vez mais na organização do ambiente de trabalho.

Esse cenário deu espaço para o surgimento de um mercado especializado em prestação de serviços de limpeza de forma terceirizada e com pessoal capacitado. Prova de que esse mercado está em expansão é que, de acordo com Sirlene Lordi, do Departamento de Expansão da Limpidus, no Brasil existem cerca de 5 mil empresas que atuam no ramo e muito espaço para quem possuir tecnologia que permita a redução de custos e garantir serviço de qualidade. Ainda segundo Lordi, “a terceirização do serviço é benéfica para o empresário porque, fora a possibilidade de melhorar a qualidade do serviço e reduzir os custos, ele pode se focar no próprio negócio. Dessa forma, não desvia o tempo para se preocupar com a limpeza, que não é sua atividade fim”.

Uma empresa que presta esse serviço é uma empresa que se propõe a oferecer um pessoal qualificado. A limpeza pode ser prestada continuamente – como é o caso de escritórios, condomínios, colégios e hotéis – ou de forma avulsa, como a limpeza de pós-obras. “Oferecemos serviços tanto para o setor público, por meio de licitação, quanto para a iniciativa privada”, nos explica Pierantônio Sedo – diretor da Pointer Ambiental e membro do conselho do SEAC (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo).

As limpezas tradicionais, em termos de superfície, são as de piso, paredes frias, vidro, tratamento de piso em ambiente específico e, quando terceirizado o serviço, “podem representar uma economia superior a 25% para o empresário”, explica Sedo. Isso levando em consideração os custos totais de um funcionário. Despesas com salário, encargos sociais, férias, benefícios, uniformes e todos os outros custos relativos a um colaborador.  De acordo com Elza L. Loeb, da Organização Toledo Lara Ltda, a empresa optou pela terceirização do serviço baseando-se em um estudo apurado de custos, mas com as devidas precauções, pois, “acreditamos que a terceirização deve ser vista com cautela no que tange a escolha da empresa, pois envolve responsabilidades muito grandes com os direitos trabalhistas. Sendo assim, acreditamos que essa parceria só será perfeita se cada parte cumprir rigorosamente as suas obrigações”.

Como toda empresa, também a prestadora de serviço de limpeza deve primar pela capacitação e o treinamento de seus colaboradores, pois é preciso estar adaptado às novidades do mercado e conseguir sobreviver em meio à concorrência. Sem a atualização do conhecimento do profissional, a possibilidade da sua empresa progredir fica comprometida. “Nossos profissionais recebem treinamento operacional com técnicas atuais de utilização de máquinas, ferramentas e dos produtos de limpeza adequados para cada superfície”, explica Lordi sobre a importância do treinamento e capacitação dos colaboradores. A Limpidus aposta no sistema “home-based”. “Os franqueados gerenciam de sua própria casa. Dessa forma eles são dispensados do custo de montar e manter um escritório e têm a possibilidade de estar mais próximos do cliente no dia-a-dia, acompanhando os trabalhos, cuidando da seleção dos funcionários e envolvidos com tarefas que promovam uma melhor qualidade no serviço”, finaliza.

 

 

Emprego e Renda 23-12-2006 Matérias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.