O café é um produto que faz parte na cultura do nosso país e está inserido em um mercado em plena expansão, com crescimento de cerca de 20% ano.
Abrir um pequeno café é o sonho de muitos empreendedores que focam apenas nesse negócio e também, para aqueles que desejam ter uma renda extra. Mas se enganam aqueles que pensam que entrar nesse ramo é simples. Para alcançar o sucesso, é necessário uma boa dose de dedicação do empreendedor, além de um bom planejamento, bons funcionários e investimento em equipamentos e produtos adequados. Confira algumas dicas para montar e operar a sua própria cafeteria:
O valor inicial do investimento vai variar de acordo com a dimensão da cafeteria. De modo geral, esse valor varia entre R$60 mil a R$70 mil, englobando os seguintes fatores: mobiliário, utensílios para cozinha, eletro eletrônicos, higiene e limpeza, uniformes, comunicação visual e outras despesas adicionais.
Para ter um bom faturamento, é necessário vender de 300 a 400 xícaras de café por dia, visto que o lucro na venda do café é alto. Em geral, uma xícara de café expresso custa R$0,40 e é revendida entre R$3,50 e R$4,00. Dessa maneira, percebe-se que é um negócio que requer volume, e, para isso, é necessário escolher um ponto bem localizado para que se tenha visibilidade.
Como vimos acima, uma cafeteria só é um negócio promissor se tiver um alto volume de cafés vendidos diariamente. Sendo assim, é fundamental que o empreendimento esteja instalado em um local com grande circulação de pessoas.
Cuidado para não fazer confusão pela região com maior concentração de pessoas, visto que é necessário verificar se as pessoas que circulam nessa região fazem parte do público-alvo que você deseja atingir.
Um bom exemplo: No calçadão de uma capital o fluxo de pessoas é constante. Contudo, as pessoas que circulam nesse ambiente não fazem parte necessariamente do seu público-alvo.
O faturamento e o sucesso do negócio estão diretamente ligados ao nível de atendimento que é oferecido, que vai desde uma estrutura de serviços adequada, como internet sem fio, música agradável, iluminação e mobiliário confortável, até uma equipe de atendimento bem treinada e em número suficiente para atender a todos os clientes.
Outra dica é que todo empreendedor busque se informar sobre o mercado, realizando cursos na área. Em muitas cafeterias de porte pequeno, é o proprietário que realiza o treinamento da equipe, sendo esses um dos fatores que enfatizam a necessidade da busca por esse conhecimento. No curso Como montar e operar uma cafeteria, elaborado pelo CPT Centro de Produções Técnicas, você terá acesso a diversas informações importantes para seu negócio funcionar muito bem!