Um porteiro bem apresentado e prestando serviços de boa qualidade contribui para a boa imagem do local onde trabalha, bem como o inverso contribui para uma imagem negativa do local.
Considerando que o porteiro geralmente presta serviços em locais com grande concentração de pessoas, é importante que tenha alguns cuidados com a comunicação.
Destacamos aqui 15 dicas para uma boa comunicação com as pessoas na portaria:
- Mesmo que o cliente altere o tom e o volume da voz, você não pode fazer o mesmo.
- Esteja concentrado. Ouça com muita atenção. Escute!
- Cuidado para não cair na tentação de deduzir o que o cliente quer.
- Identifique o tipo de personalidade do cliente (sério ou brincalhão, alegre ou triste, apressado ou lento) e, a partir de um rápido perfil, entre em sintonia com ele.
- Demonstre humildade. Se o cliente não conhece informações elementares, explique-as. Cuide para não ser arrogante.
- Tenha paciência.
- Seja didático. O cliente não entendeu? Procure outro meio para explicar. Simplifique a mensagem ao máximo.
- Use um vocabulário adequado, nada de palavras não usuais.
- Certifique-se de que o cliente compreendeu a mensagem.
- Uma coisa são fatos, outra, opiniões. Cuide de separar os dois.
- Jamais ignore que existe emoção na comunicação. Perceba a carga emocional que o cliente está trazendo. Isso se percebe na fisionomia, no tom da voz.
- Certifique-se de que o cliente concordou com o que você disse. Se ele não concorda, entenda o porquê.
- Tente justificá-lo sobre por que é assim (sempre temos de ter boas justificativas para o que dissermos).
- Não force a barra. Seja você mesmo. Atender o cliente não é fazer teatro ou encenação.
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Por Daniela Guimarães.