Telemarketing ativo: o que preciso saber?

O telemarketing (TLMK) pode ser feito e conduzido de várias maneiras na sua empresa, saiba empregá-lo!

Telemarketing ativo: o que preciso saber?    Artigo CPT


Você possui TLMK na sua empresa? Utiliza desse recurso nas suas vendas? O TLMK consegue atingir os clientes de forma verbal, o que pode ser muito bem valorizado.
O telemarketing pode ser feito de forma receptiva e de forma ativa, conduzida pelos televendedores, a Professora Ana Paula Andrade do Curso CPT de Como Montar e Gerenciar um Telemarketing, no ensina como aderir um TLMK ativo e quais suas vantagens e desvantagens.


Telemarketing ativo

Nessa modalidade de telemarketing, a supervisão deve ser mais rigorosa, sempre avaliando os resultados para melhor planejar as estratégias e metas. Os colaboradores devem estar preparados para cumprir as metas de trabalho, mesmo se a negativa dos clientes for constante. Por isso, a motivação deles também requer uma atenção especial.


⇒ Algumas características do telemarketing ativo:

  • Exige cadastro, isto é, a lista dos clientes em potencial;
  • Requer um script mais complexo;
  • O televendedor é quem comanda a operação;
  • Requer mais habilidade e mais concentração do televendedor;
  • A supervisão deve ser mais rigorosa, é preciso motivar mais os televendedores;
  • Os efeitos da propaganda são marcantes, porém é necessário o envio da mala-direta;
  • Os televendedores devem ser bem selecionados e o treinamento deve ser intenso e constante, pois o cliente oferece maior resistência;
  • É necessária a realização de testes iniciais, pois os resultados servirão como base para projetar estratégias e metas;
  • Os picos podem ser previstos;
  • Os resultados são proporcionais ao empenho do televendedor


⇒ Vantagens do Telemarketing Ativo:

  • Velocidade;
  • Grande penetração;
  • Seletividade;
  • Estímulo ao contato com clientes;
  • Realização de várias atividades comerciais com baixo investimento;
  • Os efeitos da propaganda são marcantes, porém é imprescindível o envio da mala-direta;
  • Fácil controle e melhor gerenciamento.


⇒ Desvantagens do Telemarketing Ativo:

  • Predisposição do cliente para não comprar o que lhe é oferecido por telefone, devido à falta de contato presencial. O olho-no-olho é muito importante no processo de persuasão;
  • Poder contar com a disponibilidade do cliente para ouvir a proposta somente no exato momento do contato. Se o momento não for propício, perde-se a oportunidade, que só poderá ser retomada mais tarde;
  • Deve-se investir mais na seleção e na capacitação dos televendedores, pois o público oferece maior resistência.

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Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 10-05-2022 Artigos

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