Como todos os trabalhos, os discursos, as palestras ou qualquer apresentação pública, também, precisam ser planejados e preparados para orientação do encadeamento do seu conteúdo, deixando o orador/palestrante mais confiante e objetivo.
Um discurso deve ter:
-Início ou prólogo ou exórdio;
-Meio ou tese ou logus; e
-Fim ou epílogo ou peroração.
O conteúdo ou a mensagem que será levada ao público exige planejamento e riqueza de informações. Um discurso chocho, como se diz, ou uma palestra vazia causa um descrédito do orador e pode até deixar um clima de revolta se as pessoas pagaram pelo evento.
Quanto ao conteúdo das mensagens, podemos classificar os discursos como:
Informativos
São aqueles que apenas transmitem informações, dados novos, deixando conclusões e tomadas de decisão para os ouvintes. Dentro dessa linha, estão aqueles de cunho educativo.
Persuasivos
São aqueles cuja intenção do orador é provocar e garantir uma ação,
uma tomada de posição dos ouvintes. Discursos informativos e persuasivos contribuem para a formação de opinião.
Entretenimento
- São aqueles que se caracterizam pela informalidade, sem maiores pretensões, a não ser divertir, passar o tempo, algumas palavras, cordialidade.
Pessoais
são os discursos de agradecimento, de apresentações, felicitações,memoriais e homenagens, despedidas, boas vindas, enfim falas que expressam cordialidade e boa vontade. Voltados para relações pessoais.
Veja também:
Curso completo de Como falar em público