Curso Como Falar em Público - Introdução

A comunicação interpessoal inadequada, em qualquer ambiente, tem sido causa de barreiras na condução de trabalhos com resultados mais eficientes. Para obter mais sucesso na comunicação, precisamos transmitir com cuidado e previsão o que se quer passar para outras pessoas.

Nos próximos dias iremos abordar esse assunto e trazer aspectos relevantes e interessantes para a compreensão plena do assunto “como falar em público”.

O material exibido aqui foi extraído, de forma resumida do Curso “ Falando em Público - Comunicação e Apresentação ”  elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, em parceria com o professor Marcos Antônio Barbosa, que é PhD e consultor de empresas. O conteúdo completo conta com um manual de 262 páginas e com um filme explicativo com 82 minutos de duração.

Como falar no rádio? Como se apresentar na tv? Participando de uma reunião na empresa e fazendo uma palestra numa sala de aula. Consideramos o uso da voz, e elaboramos exercícios para você melhorar sua dicção, bem como técnicas de relaxamento. Os resultados dependerão da vontade de cada um em desenvolver seus dotes de comunicador.

Para falar e comunicar bem, é necessário muita vontade, disciplina, trabalho, preparação, leituras e muito treinamento. Somente assim você poderá desenvolver sua capacidade de promover palestras e discursos, dar entrevistas na imprensa e participar de reuniões abertas.

Falar em público é uma necessidade atual em praticamente todos os setores técnicos e profissionais e até mesmo sociais. Inclui desde estudantes a profissionais de diversas áreas, estabelecidos, passando por cidadãos comuns que ocupam alguma atividade de liderança.

Assim, advogados, professores, relações públicas, jornalistas, médicos, presidentes e líderes de organizações civis, religiosas e outras precisam estar prontos para, quando chamados, fazerem apresentações públicas.

A oratória ou arte de falar ao público está compreendida em quatro áreas: Pedagógica– Política – Forense – Religiosa. Para cada uma dessas áreas, existem técnicas adequadas, específicas, conforme as necessidades intrínsecas de cada gênero.

Assim, a oratória pedagógica é voltada para o ensino e a educação; Oratória política para relações públicas e formação de opinião; Oratória forense, empregada nos tribunais e fóruns de justiça; e a oratória religiosa ou homilética, voltada para o ensino e a exortação nos cultos religiosos.

Temos, portanto, que:

Oratória é a arte de falar bem, mediante a utilização de diferentes recursos da linguagem, com o objetivo de provocar determinado efeito no ouvinte. Também chamada retórica.

A história universal registra centenas de bons e famosos oradores, como: Demóstenes – orador grego. Um dos maiores mestres da eloqüência e da declamação do mundo antigo. Lúcio Licínio Crasso (140-91 a.C.) - advogado e político romano. Um dos maiores oradores de Roma antes de Cícero.

Cícero - Político e escritor romano. O maior de todos os oradores da Roma antiga, uniu filosofia e ação política em defesa dos princípios republicanos.

A oratória moderna segue o método do discurso. Discurso é a exposição metódica de idéias, oral ou por escrito, disposta com clareza e adequação dos termos ao assunto. Segue uma ordem determinada, que consta de uma introdução curta, um desenvolvimento mais longo e uma conclusão proporcional à introdução.

Veja também:

Curso completo de Como falar em público

Qual é o seu público?

Tipos de discurso

Dicas para o início da apresentação

Conheça com antecedência o ambiente onde você irá falar

Perguntas que o orador não sabe responder

Victor Monteiro 19-02-2013 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.