Como confeccionar fantoches de espuma

Os fantoches são usados há muitos séculos para nos entreter, divertir e também para educar. O seu uso extrapola os palcos de teatro e, hoje, eles são

Os fantoches são usados há muitos séculos para nos entreter, divertir e também para educar. O seu uso extrapola os palcos de teatro e, hoje, eles são usados nas escolas, nos consultórios de médicos, dentistas, psicólogos e programas de TV.

O fantoche é um instrumento facilitador na abordagem de diversos assuntos, especialmente os polêmicos.

O fantoche é manipulado internamente, sendo os braços e as mãos movimentados pelos dedos. Assim, eles se diferem, por exemplo, das marionetes, que são, normalmente, suspensas por fios invisíveis.

No teatro de fantoches, as mãos são os atores principais. Os bonifrates, como também são


Na cultura popular nordestina existe um tipo particular de fantoche, o mamulengo. Ele retrata situações especificas do povo e normalmente possui caráter satírico e situações cômicas. conhecidos, se situam em um palco construído especialmente para aquela apresentação.


Criação

Com a crescente disseminação do teatro de fantoche, surge uma atividade que pode ser rentável pra quem possui habilidades artesanais. A confecção de fantoches é uma boa opção para quem gosta de criar e, atrelado a isso, claro, o aumento de renda mensal.

A técnica de criação é relativamente fácil e o material usado é simples e barato. Com isso, você pode começar uma atividade sem sair de casa, ou seja, não precisa de grande investimento em ateliê e ponto comercial.

Fazer fantoche pode ser uma segunda opção de fonte de renda. Para fabricação basta uma mesa e um lugar arejado.

Para divulgar seus produtos, uma opção é alugar uma vitrine ou montar um mostrador. Outra opção é mostrá-los em lojas especializadas, escolas, consultórios, salões de festa ou mesmo expor em feiras.

Monte um álbum com as suas criações e, sempre que for necessário, leve como portfólio.


Material

Para dar inicio a sua produção, é preciso ter em mãos o material necessário. Esse material é simples e de fácil aquisição, além de ter um preço em conta, o que permite que comece sua atividade com capital mínimo.

Material Necessário
Espuma branca grande
Cola de contato (popularmente conhecida como cola de sapateiro)
Cola para isopor e cola escolar
Palitos de sorvete
Palitos de dente
Caneta hidrocor
Linha mágica
Retalho de tecido
Tinta para tecido

Confecção dos bonecos

O processo de confecção dos bonecos passa por cinco etapas: tingimento da espuma, risco das peças, corte, colagem e união das peças e montagem do fantoche.

Os moldes mais solicitados são em tamanho natural. Para aumentar ou diminuir basta seguir uma escala.

Tenha sempre muito cuidado ao transferir o desenho do molde para o papel encorpado, pois é preciso que ele seja bem riscado e cortado para que o fantoche seja perfeito.

Faça o molde em papel craft bem encorpado, porque ele é mais resistente e você precisará usá-lo muitas vezes.

As peças devem ser riscadas do avesso para não marcar a espuma. Algumas peças devem ser riscadas uma única vez outras, duas, como o corpo, e, como os pés e as mãos, outras devem ser riscadas quatro vezes.

Para o corte use uma boa tesoura e a mantenha sempre na posição mais vertical possível. Muito cuidado com os ângulos. O corte é uma questão de treino, com o tempo você vai pegando o jeito.

O corpo do fantoche é formado pelas partes: uma nuca, uma cabeça, um queixo, dois braços, duas pernas, quatro mãos, quatro pés, um nariz e quatro orelhas.

  • Tingimento

Como a espuma só é encontrada branca ou em cores muito suaves, é preciso que ela seja tingida para confeccionar os fantoches.

Ao começar o processo, proteja tudo ao redor, pois a tinta mancha roupas e objetos. Um detalhe importante: tinja sempre uma quantidade maior de espuma para prevenir a reposição no caso de dano ou perda.

  • Colagem

Para colar as peças, use a cola de contato. 

A quantidade de cola deve ser exata. Cuidado com o excesso para que não suje as peças. Ao passar cola em peças miúdas e cheias de contorno, procure começar pelo meio.Mas tenha cuidado: o cheiro dessa cola é muito forte e prejudicial à saúde, por isso, quando for colar esteja com proteção de máscara e em local bem arejado.

Medidas de segurança

Use sempre o material de segurança para a confecção de fantoches. Não trabalhe perto de crianças e animais, pois eles podem se machucar ou serem prejudicados pelo cheiro da cola.

Use sempre luvas de borracha, avental e máscara de carvão ativado.

 

 

Emprego e Renda 09-03-2012 Cursos

Deixe um Comentário

Comentários

Debora Sousa Dos Anjos

31-10-2021

Quero fazer o curso de fantoches

Resposta do Emprego e Renda

03-01-2022

Olá, Debora! Como vai? 

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Como é bom saber que existem pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos! 

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o Curso de Confecção de Fantoches! 

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli.