Quais são os principais erros dos funcionários?

De acordo com especialista, falta de bom senso pode prejudicar a imagem profissional e até levar à demissão.

De acordo com especialista, falta de bom senso pode prejudicar a imagem profissional e até levar à demissão.

A inteligência comportamental é uma das questões mais relevantes no ambiente corporativo. Aliadas às competências técnicas e à boa realização do trabalho, as atitudes de um profissional podem levá-lo ao sucesso na carreira, quando bem avaliadas, ou até mesmo à demissão, caso este não esteja adequado às regras empresariais. De acordo com o diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, um dos maiores erros dos funcionários é justamente ignorar as atitudes incorretas. “A falta de bom senso é extremamente prejudicial, seja o funcionário estagiário ou gerente de uma empresa. É preciso prestar atenção nas suas possíveis falhas, ouvir os feedbacks e buscar melhoria”.

Muitas pessoas acreditam que a tolerância é maior com jovens recém ingressados no mercado, por conta da pouca experiência e vivência corporativa, mas estão enganadas. Segundo o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), 80% das rescisões contratuais de estagiários são feitas por falta de comportamento profissional. “Entre eles, podemos destacar que os principais erros são: pouco respeito à hierarquia, pouca flexibilidade quanto aos pedidos do chefe, brincadeiras em momentos indevidos e uso abusivo da internet ou sites de relacionamento”, destaca Grinberg.

Para pessoas com maior experiência, os cuidados devem ser os mesmos, porém espera-se ainda menos falhas, pois já tiveram seu momento de aprendizado nesse sentido. Nestes casos, segundo o especialista, os principais erros estão ligados à junção indevida das questões profissionais com as pessoais. “Realizar planilhas de gastos pessoais no horário de trabalho; utilizar o telefone da empresa para conversar com amigos, namorado ou com a família; e falta de comprometimento são comportamentos que vemos muito”, diz o executivo da Trabalhando.com.br.

Pior ainda é quando pessoas que ocupam cargos de liderança cometem gafes que comprometem sua imagem, interferem nas relações empresariais e ainda podem servir de mau exemplo para os subordinados. Líderes que proíbem determinadas atitudes de seus funcionários durante o expediente e transgridem essas regras com a proteção de ser chefe, podem causar atritos internos e falta de comprometimento dos demais com a organização.

Além disso, os chefes de equipes também precisam vistoriar suas próprias atitudes com relação à companhia em que trabalham. “Uso abusivo de recursos da empresa para benefício próprio como usar táxi, celular e cartões de crédito empresariais podem ferir sua credibilidade e até ocasionar demissão”, pontua Renato Grinberg. “Desde o porteiro até o mais alto executivo, deve refletir de maneira crítica as atitudes que não estão de acordo com a filosofia da empresa. Se for o caso, peça um feedback para seus companheiros de trabalho e busque adequar suas atitudes as normas da empresa ”, finaliza.

Confira os 10 principais erros no ambiente de trabalho:

1) Chegar atrasado

2) Mentir

3) Não respeitar hierarquia

4) Pouca flexibilidade

5) Uso abusivo da internet e redes de relacionamento

6) Conversas paralelas durante o expediente

7) Usar o telefone da empresa para conversas pessoais

8) Brincar fora de hora

9) Não saber trabalhar em equipe

10) Não respeitar os colegas de trabalho

Renato Grinberg é Diretor Geral do portal de empregos trabalhando.com.br e especialista em carreiras e mercado de trabalho.

Emprego e Renda 17-02-2012 Artigos

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