Sua equipe já está preparada para as vendas neste final de ano?

Estamos no mês de novembro, enfim, no final do ano. O mercado na época das compras de natal fica mais aquecido e, inclusive, há contratações

Estamos no mês de novembro, enfim, no final do ano. O mercado na época das compras de natal fica mais aquecido e, inclusive, há contratações temporárias, por conta do aumento do volume de clientes nos estabelecimentos comerciais. Para o comércio, garantir que as vendas acompanhem este ritmo é um grande desafio.  É importante que os profissionais estejam preparados e tenham estratégias definidas para garantir os números positivos.

As decorações em clima natalino são essenciais nesse período. As lojas devem preparar suas vitrines com adereços, cores temáticas e buscar meios de atrair a atenção dos compradores. No entanto, é sempre importante lembrar que o atendimento ao cliente é primordial para uma negociação assertiva.

Como o fluxo de pessoas será maior nas próximas semanas e haverá mais produtos a serem oferecidos, é preciso se destacar para conseguir conquistar um maior número de consumidores. Vale ressaltar o fato de que cada comprador tem um motivador e o papel do vendedor é conseguir detectá-los, a fim de levá-lo à  aquisição.

O comprador precisa ser visto como uma pessoa importante e exclusiva, isso contribui para o fechamento de uma venda, prepara terreno para novos clientes e fideliza os antigos. Promover a identificação com o estabelecimento, atendimento e pós-venda, além da oferta dos produtos, é o segredo para mantê-los assíduos. As pesquisas de satisfação, por exemplo, podem ser adotadas como um termômetro do negócio.

Ajudar os clientes a satisfazerem necessidades, no entanto, é o papel fundamental deste profissional. Ser criativo, ter bons argumentos e apresentar opções interessantes e personalizadas fazem toda a diferença e tornam o processo de compra mais prazeroso. Mesmo que o comprador entre em uma loja atrás de itens mais baratos, mostre os outros de valores superiores. Isso fará com que conheça a variedade dos produtos que são oferecidos.

As facilidades no pagamento também são fundamentais. Principalmente nesta época do ano, quando há mais busca de presentes e as compras são numerosas, a procura por parcelamento é ainda maior. No entanto, preparar-se para oferecer  esta possibilidade é essencial.

Além disso, os estoques precisam estar abastecidos. Evite deixar o cliente na mão quando procura por um produto. A demanda exige planejamento e estrutura, portanto, fique atento às movimentações do mercado e trace estratégias de negócios de acordo com a realidade do setor.

Por fim, é bom lembrar que dar estímulos aos vendedores é o principal caminho para bons resultados. Treiná-los para elevar o ticket médio é importante, pois faz com que eles ofereçam mais produtos, sem deixar de lado a sutileza. Neste final de ano – e sempre – busque mostrar a variedade e perceber ao máximo o cliente.

Carlos Cruz é vendedor profissional, treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), atua com foco na formação profissional de vendedores e gestores de vendas

Victor Monteiro 19-11-2012 Artigos

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