Dicas para uma sociedade de sucesso

Muitas pessoas sonham em abrir seu próprio negócio e o Brasil está entre os países com maior número de empreendedores, segundo pesquisa do SEBRAE. Encontrar um sócio, principalmente na questão do aporte financeiro, tem sido a saída encontrada por muitos para a concretização do empreendimento. Entretanto, se a escolha não for muito bem feita, a chance de ruptura é considerável. Seguem seis dicas de como montar uma sociedade de sucesso.

1- Escolha bem

É preciso ter consciência que sociedade é como um casamento e ninguém deveria ficar sócio de alguém com quem não tenha convivido por pelo menos um ano. Este é o período mínimo para saber se as pessoas são compatíveis para trabalharem juntas.

2- Analise prós e contras

Antes de iniciar uma parceria faça uma lista dos prós e contras que esse negócio acarretará. Só valerá a pena começar, se houver muito mais “prós”. Além disso, é preciso lembrar que, como diz o ditado, “quem tem sócio tem chefe” e você precisa estar disposto a dar satisfações sobre seu trabalho.


3- Divida as tarefas

Procure aproveitar as melhores habilidades que cada um possui para executar as diferentes tarefas. Evite debater todo e qualquer problema. Apenas decisões estratégicas devem ter participação de todos os sócios.

4- Estipule a remuneração

 Combine, antes de começar o negócio, como será a retirada mensal e anual de cada um dos sócios. O mesmo ocorre na divisão dos lucros, ou na reaplicação dos valores.

5- Deixe claras as regras

Quando a sociedade é com familiares ou amigos, a confiança, a liberdade e a intimidade podem ajudar na realização de projetos e na tomada de decisões. No entanto, separe o público e o privado, tendo regras claras de conduta para cada participante. Quando se trata de pessoas íntimas, a tendência é que quando aconteça uma ruptura nos negócios isso também afete seriamente a relação.

 
6- Seja franco

Se os negócios estiverem indo mal ou se algo estiver causando desconforto é fundamental abrir o jogo o mais rápido possível e consertar antes que estrague de vez.

Se estas regras básicas forem seguidas, os sócios conseguirão manter um negócio lucrativo usando a sinergia proporcionada pela confiança e responsabilidade.

Eduardo Ferraz é consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental

 

Victor Monteiro 05-04-2013 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.