Um horizonte com muitas possibilidades

Todos os anos, várias pessoas decidem virar a página na vida profissional. Se você está pensando nessa possibilidade, o melhor que pode fazer é prestar atenção no legado que está deixando no seu trabalho.

Você deixa suas digitais em toda função que exerce, qualquer que seja. Portanto, é importante que vista a camisa do trabalho. Dê o seu melhor e faça o que tem de ser feito da melhor forma possível. Assim é que você vai alcançar o sucesso.

A paixão vale a pena

Quando você está apaixonado pelo que faz para viver, curte mais o que faz e inclusive faz o que faz melhor; o que acaba gerando um êxito crescente. Algumas vezes, você não consegue ficar apaixonado pelo trabalho, mas ainda assim pode “tomar posse” dele. Isso mesmo, você pode ainda “tomar posse” integralmente de sua função e superar continuamente as expectativas.

Fazendo a diferença

As pessoas que são promovidas são aquelas que agregam valor. Se não há diferença quando você vem trabalhar ou quando não vem, por que alguém iria querer remunerá-lo regiamente?

Uma maneira simples de fazer a diferença é executar qualquer tarefa que lhe for confiada da melhor forma possível. Isso é o que “tomar posse” significa. Você pode até não ser a melhor opção para uma determinada função, mas uma vez que ela foi designada aos seus cuidados, é sua decisão dar cabo dela da melhor maneira possível.

Se agir assim, pode ter certeza de que as pessoas vão se dar conta. E, quando perceberem que você toma integralmente posse de toda tarefa que executa, elas vão começar a lhe passar aquelas que são importantes para elas. E, quanto mais executar as tarefas que seus superiores consideram chave, preferencialmente de forma exemplar, mais rápido você irá avançar no tabuleiro corporativo.

Paixão, energia, orgulho

Quando está apaixonado pelo que faz, você tem mais energia. Dá mais foco. Quando dá mais foco no que faz, você faz melhor e se orgulha do que está realizando. Quando está orgulhoso do que tem realizado, você está apaixonado pelo que faz. É um ciclo virtuoso que se alimenta de si mesmo e alavanca o seu talento.

O outro lado da moeda

Experimente o seguinte: não tome posse de uma determinada tarefa. Apenas deixe o barco correr. Opte pela alternativa mais fácil. Deixe os demais fazer o trabalho, recoste-se e fique com todo o crédito quando for finalizado.

Você acha que o trabalho vai ser bem feito? Acha que seus superiores vão ficar procurando a pessoa que fez tal tarefa para colocá-la como responsável da próxima iniciativa? Ou quando a próxima onda de demissões vier essa pessoa estará na lista dos descartáveis?

Não se engane. Você deixa suas digitais em todo trabalho que realiza. As pessoas sabem quem o executou.

Em suma

Você quer que o trabalho que executa seja algo do qual se orgulhe. Quer que as tarefas que assume contribuam para sua carreira, não que o façam retroceder. Então, vá além e realmente tome posse de cada iniciativa pela qual é responsável. E posso garantir: ou outros vão perceber. 

Você não quer que o vice-presidente comunique ao departamento de recursos humanos: “Podemos abrir mão do/da (insira o seu nome aqui). Ele/Ela nunca faz muito mesmo.” Em vez disso, na próxima reunião da empresa, você quer que o CEO se levante e diga: “Gostaria de agradecer especialmente ao/à (insira o seu nome aqui) pelo belo trabalho realizado no projeto.” Sem dúvida, esse é um grande passo em direção à presidência. Quem não quer dá-lo?

Pablo Aversa é sócio-fundador da Alliance Coaching

Emprego e Renda 26-04-2013 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.