Perguntas comuns em entrevista de emprego: como respondê-las

Vários currículos distribuídos e finalmente alguns foram selecionados para a entrevista. Pode ser uma excelente oportunidade de conseguir a tão sonhada vaga. Mas junto à...

É imprescindível estar preparado para a entrevista de emprego e para as perguntas que serão feitas pelo recrutador, pois isso poderá lhe garantir a tão sonhada vaga

Vários currículos distribuídos e finalmente alguns foram selecionados para a entrevista. Pode ser uma excelente oportunidade de conseguir uma vaga de emprego. Mas junto à ansiedade pelo momento da entrevista vem o nervosismo. E ele pode colocar tudo a perder. Por isso, é imprescindível estar preparado para a conversa com o recrutador. Certamente ele estará preparado para a entrevista, com um bom volume de perguntas, buscando o maior número de informações possível sobre cada candidato.

Atualmente, os recrutadores não buscam apenas informações sobre a experiência profissional do candidato, eles procuram também conhecer as habilidades emocionais de cada um, procuram avaliar como o candidato agiria em determinadas situações. Para isso, usam como ferramenta inúmeras perguntas, muitas delas inusitadas.

Para ajudá-lo nesse momento tão importante para o seu futuro profissional, escolhemos algumas perguntas mais comuns nas entrevistas e qual a melhor forma de respondê-las.

Lembre-se de que o recrutador irá avaliar diversos aspectos, a saber:

- Se o candidato está apto para o cargo;

- Se reage com resiliência diante das adversidades da profissão;

- Se possui bom relacionamento com as pessoas;

- Se possui habilidades de liderança;

- Se está motivado ao trabalho;

- Se é capaz de se autoavaliar.

Então, qual a melhor forma de responder às perguntas dos recrutadores?

Vejamos alguns exemplos:

Por que você se considera apto ao cargo?

Diga que você possui as habilidades necessárias para desenvolver um bom trabalho. Durante a explicação, cite algumas conquistas profissionais que se relacionam às características da vaga. Mostre motivação!

Como você se descreve?

Seja bem sucinto nessa parte. Aborde suas principais características, de forma clara e objetiva, e crie uma abertura para o diálogo com o recrutador.

Qual a pior experiência que você teve na profissão?

Nesse momento, cite exemplos concretos. Fale como você resolveu o problema e o que você aprendeu com isso. Seja bem positivo!

O que você aprendeu com os bons e os maus chefes?

Não tome partido de nenhuma das partes. Seja imparcial e fale que aprendeu com ambos. Fale que aprendeu o que fazer, com os bons chefes, e o que não fazer, com os maus chefes.

Quais os seus objetivos profissionais?

Mostre ao recrutador que você sabe tomar decisões. Passe para ele segurança e atitude. Diga que pretende sempre se atualizar e que espera ser o melhor em suas funções.

Qual o seu estilo de trabalho?

Fale de sua eficiência, agilidade, organização e foco. Diga que tudo isso o torna uma pessoa habilidosa e apta para o cargo.

Você tem habilidade para trabalhar em equipe?

Diga que sempre trabalhou com pessoas. Que no trabalho em equipe há muita troca de conhecimentos e de experiências. Cite exemplos concretos.

Como você enfrenta a pressão?

Nessa hora, você deve dizer que o melhor é lidar com as situações para conseguir resolver os problemas, com foco e resignação.

Quanto você pretende ganhar no cargo?

Pesquise a faixa salarial do cargo, cite o salário-base da sua ocupação e espere uma proposta.

Você conhece a nossa empresa?

Pesquise sobre a empresa, fale um pouco sobre ela e diga que concorda com a filosofia adotada por ela.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Veja, Exame e Sepec.

Andréa Oliveira 13-05-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.